A carreira de Jennifer Lawrence pode ser dividida em duas partes: antes e depois de Katniss Everdeen, a protagonista de Jogos Vorazes. Ou seria antes e depois do Oscar de Melhor Atriz?

Jogos Vorazes: A Esperança – O Final estreou em novembro deste ano, concluindo a série que deu a ela atenção mundial, com o mundo digital registrando cada frase, movimento e rumor sobre a atriz. Mas como foi que ela chegou até aqui?

Heroica em “Jogos Vorazes”

Nascida em agosto de 1990 em Louisville, no estado americano do Kentucky, Jennifer foi para Nova York aos 14 anos, e convenceu seus pais a passar o verão lá para estudar atuação.

E de fato as coisas correram muito rápido: aos 17, Jennifer já estava numa sitcom, The Bill Engvall Show, onde vivia a filha adolescente do protagonista, o comediante Bill Engvall. Embora a série tenha passado batido (no Brasil, jamais foi exibida), vejamos como são as coisas: atualmente, no site IMDB, o nome de Jennifer vem em 1º lugar no elenco desse seriado – mesmo ela tendo feito apenas um dos personagens de apoio.

Valente em “A Casa de Jogos”

Em junho de 2008, prestes a completar 18 anos, ela ganhou um prêmio no Festival de Los Angeles, pelo filme A Casa de Jogos (The Poker House), que protagonizou. Em setembro do mesmo ano, ela ganhou o Prêmio Marcello Mastroianni pelo trabalho no filme Vidas Que Se Cruzam (The Burning Plan).

Mas o grande trunfo foi Inverno da Alma (Winter’s Bone), que venceu o Prêmio do Júri no Festival de Sundance de 2010 – um dos mais respeitados no terreno dos filmes indies. Jennifer protagonizava. O longa recebeu ainda 4 indicações ao Oscar, incluindo Melhor Atriz para Lawrence. Ela não ganhou, mas virou queridinha eterna do Oscar. Falaremos disso daqui a pouco.

Bucólica em “Vidas Que Se Cruzam”

Em março de 2011, veio a público uma notícia quente: Jennifer estava para assinar o contrato com a franquia Jogos Vorazes. Era o toque que faltava: tornar-se uma estrela do atual cinema “sagas-efeitos-teens-pipoca-pouco cérebro” de Hollywood.

Jennifer estrelou os (até agora) quatro longas da franquia – em 2012, 2013, 2014 e 2015. Até agora porque, embora o último episódio seja chamado O Final, em Hollywood tudo é possível.

Detonada em “Inverno da Alma”

No intervalo entre os quatro filmes da saga, ela ainda conseguiu estrelar outra saga: X-Men, onde encarnou a mutante Mística nos filmes Primeira Classe (2011), Dias de um Futuro Esquecido (2014) e Apocalipse (que estreia em maio de 2016).

E para “provar” que não é apenas uma celebridade causando em sagas juvenis, Jennifer foi “conquistar” o Oscar. Ganhou o de Melhor Atriz em 2013 por O Lado Bom da Vida, e foi indicada em 2014, como coadjuvante, por Trapaça.

Contabilizando então 3 indicações ao Oscar (tendo vencido uma delas) e um total de 28 trabalhos em 10 anos (resultando em uma média de 3 trabalhos por ano), pode-se dizer que a carreira de Jennifer Lawrence é um sucesso.

O fato é que Jennifer Lawrence é a 1ª atriz consagrada por blockbusters / franquias adolescentes a vencer um Oscar. Sinal dos tempos?

Mutante em “X-Men”


int(1)

De blockbusters ao Oscar, a carreira fulminante do fenômeno Jennifer Lawrence

Sair da versão mobile