Um acervo fotográfico inédito e antológico mostrando diversas imagens do Líbano nas décadas de 60 e 70 está sendo redescoberto. A responsável é a artista polonesa Ania Dabrowska, que em 2010 conheceu o autor das fotos: Diab Alkarssifi.

De acordo com reportagem do jornal inglês The Guardian, o libanês Diab estava residindo em Camden, norte de Londres, em um hostel para pessoas sem-teto. E foi lá que Ania descobriu o ex-fotógrafo – ela estava trabalhando como artista residente no tal hostel, batizado de Arlington House.

A amizade entre Ania e Diab fez com que o libanês lhe mostrasse um material inacreditável, composto de negativos fotográficos e imagens reveladas. O período clicado por Diab vai do final dos anos 60 até o início dos 90, mas a parte mais suculenta está mesmo nos 60 e 70.

Com a descoberta, um projeto online está em andamento: Lebanese Archive of Diab Alkarssifi, que colocou na rede imagens do acervo, divididas em grupos temáticos – esportistas, paisagens, festas, e por aí afora.

O acervo contém ainda milhares de imagens mais antigas, de 1890 até o início dos anos 60 – essas não foram clicadas por Diab, mas fazem parte de um material coletado por ele há décadas.

Confira na galeria acima algumas das fotos do fotógrafo libanês.

Sem mais artigos