Com Banda Mole e trios elétricos, pré-carnaval em BH une a tradição das marchinhas aos hits do axé

Bloco Banda Mole
Bloco Banda Mole
Créditos: Gabriel Quintão

A tradicional Banda Mole agitou o pré-carnaval de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, na tarde deste sábado (22). O bloco mais tradicional da cidade, fundado em 1975, arrastou os animados foliões que lotaram a Avenida Afonso Pena, no Centro, abrindo os trabalhos para o Carnaval 2014.

“Havia um bloco chamado Leões da Lagoinha, do qual eu e alguns amigos fazíamos parte, mas ele acabou. Então, em 1975, decidimos fundar a ‘República Independente da Banda Mole’ e deu certo”, contou ao Virgula Carnaval Luiz Mário Jacaré, atual secretário geral e um dos fundadores da agremiação.

“O nome veio de uma expressão que usávamos muito na época: ‘bunda mole’. Fizemos um trocadilho com banda e o nome pegou”, completa. Ainda segundo Luiz Jacaré, o primeiro desfile do bloco Banda Mole reuniu apenas 100 pessoas, contando com os músicos.

Após 39 anos, o secretário da agremiação garante que o Banda Mole preocupa-se em manter a tradição do carnaval: “Para participar da festa nós exigimos animação, fantasias e crítica político-social”.

Outro destaque do bloco são os bonecos que reproduzem personalidades de todo o mundo. “A cada ano nós tiramos três bonecos e acrescentamos outros três. A escolha é feita conforme o que acontece de mais marcante durante o ano”, explica Luiz Jacaré. Em 2014, o Bunda Mole acrescentou ao desfile bonecos que reproduzem Nelson Mandela, o Papa Francisco e Vinicius de Morais.

Depois do desfile inaugural do grupo mais tradicional da cidade, outros quatro blocos tomaram a avenida Afonso Pena. Entre eles, o Bloco Reciclo Asmare Cultural, formado por catadores de lixo reciclável, e a Banda do Bororó, tradicional charanga que animou os foliões ao som de marchinhas.

Também houve espaço para o cortejo de maracatu e bateria das agremiações Baianas Ozadas e Bantuquerê.

Quando o desfile de blocos foi encerrado, três trios elétricos assumiram a festa. A cantora baiana Sarajane, aquela do hit A Roda, se apresentou acompanhada dos mineiros do Raga Mofe e da banda Melanina Carioca. Segundo a organização do evento, o pré-carnaval da Banda Mole reuniu 50 mil pessoas. 

Veja mais fotos do evento no álbum acima!


int(1)

Com Banda Mole e trios elétricos, pré-carnaval em BH une a tradição das marchinhas aos hits do axé