Rap da Felicidade, Nosso Sonho, Estrada da Posse, Corpo Nu, Carrossel de Emoções… O que parece o repertório de um baile funk “revival” é, na verdade, o que vai embalar um novo bloco de Carnaval no Rio de Janeiro.

O Bloco da Favorita com Carrossel de Emoções, que desfila na orla de São Conrado na manhã do próximo sábado (09), é o primeiro bloco funk do Brasil e surge da união do Baile da Favorita – um das festas de funk cariocas mais badaladas da cidade, capitaneada pela promoter Carol Sampaio – com o Bloco Carrossel de Emoções.

“A ideia começou em uma mesa de bar. Criar um bloco que tocasse funk e resgatasse os velhos tempos desse ritmo, que é a cara do Rio”, diz o produtor Dudu Menor. “Queríamos um nome que fizesse um link perfeito entre o conceito do bloco e as músicas que iríamos trabalhar”, completa Gustavo Casemiro, produtor executivo do bloco, lembrando que o nome é uma homenagem a um dos maiores sucessos da dupla Claudinho & Buchecha.

A primeira apresentação do Carrossel de Emoções foi em setembro de 2012 para 800 pessoas numa boate na Barra. “Em menos de 15 dias estávamos tocando para 5 mil pessoas em Brasília! A repercussão foi a melhor possível, todos amaram o bloco e seu repertório e principalmente a ideia de tocar funk dos anos 90 com formação de bateria de escola de samba, no estilo Monobloco e Bangalafumenga”, conta Dudu. Em quatro meses de criação, o bloco já fez mais de 25 apresentações pelo Brasil.

A UNIÃO FAZ O… FUNK

À frente do bem-sucedido Baile da Favorita – que terá edições durante o carnaval no Guarujá (Casa Skol dia 10/02), Olinda (Casa Skol dia 12/02) e Salvador (camarote do Reino 12/02) –, Carol Sampaio andava há tempos querendo criar um bloco funk, mas não tinha a banda. Foi então que se uniu aos amigos da Cinco Entretenimento para fundir tudo numa só folia. “Além de sermos muito amigos da Carol e do Michel (Diamant, sócio da promoter), trabalhamos juntos em alguns projetos e, quando criamos o Carrossel e falamos da vontade de desfilar no Carnaval de rua, soubemos que ela também estava com essa ideia. Então, pra não ter dois blocos de funk concorrendo, resolvemos unir as nossas forças. E que união, hein?”, brinca Dudu, que é só empolgação: “Com isso, acho que a dimensão se tornou outra, né? Imagine juntar a melhor festa de funk com um bloco funk inédito? Não poderia ser melhor, a nossa sinergia é sensacional, sentimos isso nos ensaios e se refletirá com certeza no desfile de sábado”.

O Bloco da Favorita com Carrossel de Emoções tem um padrinho e duas madrinhas. “O Buchecha é padrinho do Carrossel porque o projeto é uma homenagem ao funk antigo, que tinha justamente como ícones Claudinho & Buchecha – Carrossel de Emoções é um dos sucessos da dupla. E a novidade é que este ano vamos regravá-la com a participação dele!”, revela Dudu.

O bloco tem duas madrinhas: da parte do Carrossel, Sheron Menezzes, por ser amiga dos integrantes da banda, fã e frequentadora dos shows. “Já Juliana Paes é madrinha da Favorita, por sempre ir ao baile, gostar de funk e ser muito amiga da Carol”, conta o produtor.

SÃO CONRADO

O Favorita com Carrossel vai desfilar no bairro de São Conrado. “Além de ser onde acontece o Baile da Favorita, fica numa região estratégica, entre a Barra e a Zona Sul, e tem um visual incrível – um atrativo a mais, principalmente para os turistas. Outro ponto a favor de desfilar em São Conrado é que a dispersão vai ser em frente ao Hotel Royal Tulip, onde organizamos um after para os convidados e foliões que compraram os kits com sacola, camisa, caneca e CD”, diz o produtor.

Fora as surpresas de última hora, os confirmados para subir no trio acompanhando cerca de 30 músicos são Marcio G., Andinho e o Bonde do Tigrão, que vão puxar lá dos anos 90 clássicos como Rap do Salgueiro, Rap da Felicidade, Nosso Sonho, Rap do Silva e, claro, Carrossel de Emoções, entre outros clássicos. “Mas não podemos esquecer sucessos atuais como os de Naldo e Koringa, por exemplo. E em determinados momentos haverá apresentação apenas da bateria, no estilo escola de Samba”, completa Dudu.

Essa união Favorita com Carrossel ainda vai dar muito o que falar ao longo do ano. “A resposta está tão boa que pretendemos, depois do Carnaval, fazer uma ressaca desse projeto Bloco da Favorita com Carrossel de Emoções, bem como outros eventos fora do Carnaval. E vale ressaltar que o Bloco Carrossel já está com a agenda de shows lotada até o meio do ano!”, comemora Dudu.

SERVIÇO

Concentração: sábado (09/02), a partir das 10h

Endereço: Av. Prefeito Mendes de Morais, esquina com Rua Herbert Moses (meio da Praia de São Conrado).

Veja abaixo foi o show do Carrossel de Emoções no Morro da Urca, no Rio, em janeiro passado: 

Sem mais artigos