Como recuperar de um e-mail pessoal que foi deletado acidentalmente? O cineasta iraniano Bahram Sadeghi resolveu pedir uma ajudinha à NSA, agência de inteligência norte-americana envolvida no escândalo de espionagem detonado pelo ex-técnico de informática Edward Snowden.

Radicado em Amsterdã, na Holanda, Bahram registrou sua ligação para o quartel-general da NSA. Por Skype, ele pede ajuda para ter de volta uma mensagem que deletou, sem querer, de sua conta no Gmail. A hilária conversa entre ele e uma funcionária foi divulgada no Youtube.

“Eu entendo que vocês espionam muitos e-mails e tem acesso a dados da internet, então vocês podem me ajudar, certo?”, questiona. “Não… não vamos poder te ajudar. Você pode me passar suas informações pessoais, por favor?”, insiste a telefonista. “Não? Então vocês não tem acesso aos e-mails das pessoas?”, retruca. “Não desta forma”, responde a atendente, constrangida.   

Assista (em inglês):

Em entrevista ao jornal Washington Post, o cineasta comentou o trote. “Fiquei surpreso que eles chegaram a pedir meu provedor de e-mail, então pensei, que se dane, vou jogar esse jogo”, disse. “Sabia que eles não iriam me ajudar, por isso levei outras informações, como dizer que eu sou do Irã. Por sinal, devo mencionar que meus amigos e colegas que amaram o vídeo também ficaram com medo de que eu seria seguido ou mesmo ameaçado pela NSA no futuro”, revela.

Questionado se tem medo de isso acontecer, Bahrad nega. “Se eu tiver de ter medo do governo por causa de uma ligação tão inocente, estamos perdidos”, conclui.


int(1)

Cineasta iraniano passa trote em agência de espionagem americana NSA

Sair da versão mobile