A atriz Letícia Spiller irá protagonizar um filme cuja produção vem movimentando a vida de crianças e adolescentes de Barra do Piraí, no interior do Rio de Janeiro. Rodado na cidade, o longa ‘O Casamento de Gorete’, que contará a história de uma apresentadora de rádio que precisa se casar para ter acesso à herança deixada pelo pai, está dando oportunidade para que a juventude do local acompanhe de perto todas as etapas que envolvem o fazer cinematográfico.

A escolha de Barra do Piraí como locação para a trama vem confirmar o papel da cidade enquanto polo regional de produção de cinema. Boa parte dos atores, figurantes, estagiários e assistentes que trabalham no filme são jovens que participam do Festival Internacional Estudantil de Cinema de Barra do Piraí, que em 2013 realizou sua quarta edição. Por meio do projeto “Luz, Câmera, Educação”, promovido pela prefeitura de Barra do Piraí, muitos desses jovens já vinham tendo contato com técnicas de atuação, criação de roteiro e direção. Alguns até tiveram a chance de rodar seu próprio filme e ver o resultado exibido para toda a cidade, dentro da programação do festival.

Um dos jovens envolvidos com ‘O Casamento de Gorete’ é Pablo Oliveira, 17 anos. O estudante do Ensino Médio vem trabalhando no longa como estagiário da direção, experiência que ele considera fundamental para as atividades que planeja desempenhar no futuro. “Dentro do projeto já trabalhei como ator, diretor e roteirista, e aprendi o que é linguagem audiovisual”, conta.

Após trabalhar nas duas últimas edições do Festival Internacional Estudantil de Cinema, Pablo reconhece a importância da iniciativa para fomentar a paixão pelo cinema à Barra do Piraí e também para dar perspectiva de futuro a muitos jovens que antes viviam pelas ruas. E o adolescente já se prepara para colocar em prática tudo o que tem aprendido nos bastidores de ‘O Casamento de Gorete’: “Estou finalizando o roteiro do meu primeiro curta-metragem. Se chamará ‘Um Cachaceiro em Minha Vida’ e será rodado aqui em Barra do Piraí a partir de julho”, revela.

Dirigido por Paulo Vespúcio, ‘O Casamento de Gorete’ deve estrear no segundo semestre de 2013.




int(1)

Crianças e adolescentes de Barra do Piraí participam de filme estrelado por Letícia Spiller

Sair da versão mobile