Você fica boiando quando comentam algum termo de cinema? Ou quando aquele seu amigo cinéfilo posta no Twitter uma palavra estranha? Se sim, o Virgula dá um forcinha com a segunda parte do Dicionário de Termos usados para definir as características de um filme ou evento relacionado a cinema.

Na primeira parte, foram explicados termos como sneak peek, spin-off, trailer red band, green band e yellow band,  entre outros. Os desta edição serão Crossover, Remake, Reboot, Prequel e Premiere.

Acompanhe:

Crossover: serve tanto para o cinema quanto para o universo das séries ou até novelas. Para começar com um exemplo, lembra do terror Freddy vs Jason? Então, reuniram duas franquias de sucesso: o morto-vivo Jason Voorhees para lutar contra as lâminas afiadas de Freddy Krueger. Ou seja, é quando um filme e seus personagens cruzam com outro. O mesmo aconteceu com Alien vs Predador.

Remake: do inglês, refazer. Também conhecido como refilmagem, significa produzir novamente uma história já conhecida do público, muitas vezes com ajustes mais modernos e tecnológicos. Existem dois tipos de remakes, o fiel e o adaptado. No segundo caso, são comuns trocas de nomes de personagens, de ambientações das tramas, detalhes que são incluídos ou tirados. Um exemplo de remake de sucesso é O Chamado, de 2002, nova versão da história contada em Ringu, filme japonês de 1998.

 

Reboot: muita gente confunde o termo com “Remake”. Na verdade, significa descartar a maioria ou todos os fatos de um filme e/ou franquia e começar outro com ideias novas. Muitas vezes o reboot é a estratégia dos estudíos para salvar uma série de filmes que não foi bem na crítica e, principalmente, quando a bilheteria foi um fiasco. Um bom exemplo é o reebot do Batman (Batman Begins e O Cavaleiro das Trevas) dirigido por Christopher Nolan, que salvou o personagem da decadência com os filmes do Joel Schumacher (Batman Eternamente e Batman & Robin) e criou uma nova – e respeitada – base de fãs. Outro caso, bem atual, é a anunciada nova franquia do Homem-Aranha, que vai renovar a série com novos atores, diretor e roteirista.

Prequel: trata-se de um neologismo dos anos 70, formado por pre (antes) e sequel (sequência). É basicamente um filme de uma franquia que conta a gênese da história original. O termo ficou mais famoso depois da estreia do primeiro episódio de Guerra das Estrelas (Star Wars – A Ameaça Fantasma).

Premiere: vem do francês “première”, que significa “primeiro”. O termo se refere à primeira exibição de um filme para um público seleto. É como se fosse uma pré-estreia, só que com os famosos envolvidos na produção, e, muitas vezes, com grande número de socialites. Ah, dependendo do “calibre” da estreia, pode ter um longo tapete vermelho onde desfilam atores, diretores, roteiristas e outros. Um exemplo? A premiere de Eclipse nos Estados Unidos, que reuniu Kristen Stewart, Robert Pattinson, Taylor Lautner.


int(1)

Crossover, prequel, reboot: veja a 2ª parte do nosso Dicionário de Termos