Todo mundo se lembra da história chocante que ocorreu no Chile em 2010, quando 33 mineradores foram soterrados em uma mina, permanecendo prisioneiros debaixo da terra por mais de dois meses – em outubro daquele ano, todos foram resgatados. E é claro que a indústria cinematográfica de Hollywood não ia deixar passar esse caso pronto para emocionar plateias. Mas não precisava exagerar! Ou precisava?

O fato é que foi publicado na internet nesta quarta (29/07) o primeiro trailer do filme baseado no caso real. Com o título de The 33, o filme mostra todo o desenrolar da história, incluindo a agonia dos mineradores e a luta dos que estão do lado de fora para salvar os 33 homens.

O problema é que o trailer é irritantemente melodramático, com direito a uma equivocada trilha musical “comovente”, totalmente norte-americana – é a faixa Say Something I’m Giving Up On You, interpretada por A Great Big World com Christina Aguilera.

Todo o trailer segue um esquema bem dramalhão, uma receita de bolo pronta para levar o público às lágrimas com uma história “emocionante”. Enfim, a velha cartilha de Hollywood.

Banderas, a mina e Santoro: preparem os lencinhos

Muitos internautas já estão soltando o verbo nos teclados, criticando o tom “americanoide” do trailer – e do filme. Criticam por exemplo o fato dos personagens chilenos se comunicarem em inglês durante todo o filme, e não em sua língua natal.

Talvez para camuflar (um pouco) essas manobras, o filme conta com alguns atores latino-americanos no elenco central: a chilena Cote de Pablo e os mexicanos Kate del Castillo, Jacob Vargas e Adriana Barraza. Mas o que dizer da escolha do espanhol Antonio Banderas para protagonizar o filme?! E o que a francesa Juliette Binoche está fazendo ali?! Se o filme fosse rodado no final dos anos 80 e início dos 90, com certeza Sônia Braga também teria sido escalada…

Outro espanhol presente no elenco central é o ator Mario Casas, e ainda temos o filipino Lou Diamond Phillips (que mesmo nascido nas Filipinas sempre fez papel de latino-americano em Hollywood!) e para terminar o nosso amigo brasileiro Rodrigo Santoro.

Santoro interpreta o político chileno Laurence Golborne, que era ministro de mineração no Chile na época do acidente, e foi o principal responsável pelo resgate bem-sucedido dos mineradores. Com todo o respeito a Santoro, sua atuação no trailer é bem melodramática também – perceba o clímax do dramalhão na sua frase “We are their only hope!”

Enfim… assista ao trailer e tire suas próprias conclusões!


int(1)

É pra chorar? Veja o lacrimoso trailer de "The 33", com Rodrigo Santoro, sobre mineradores chilenos soterrados

Sair da versão mobile