A feira mais importante do setor de videogames, a californiana Electronic Entertainment Expo (E3), abriu suas portas nessa terça-feira (5) com poucas surpresas e com o interesse centrado no anunciado console Wii U, da Nintendo.

O primeiro dia do evento, no centro de convenções de Los Angeles, registrou menos aglomerações do que em outros anos, o que transmite certa falta de entusiasmo pelos produtos em exibição.

A Microsoft e a Sony apostaram em uma atitude mais conservadora desta vez, já que nas últimas edições haviam chamado a atenção com o Kinect e o PSVita, dois dispositivos que já são velhos conhecidos do público, assim como o Wii U, que ainda não está no mercado mas que completa seu segundo ano na E3.

Em 2011, a Nintendo revelou nesse mesmo cenário o protótipo de seu Wii de segunda geração, cujo aspecto não variou substancialmente frente ao visto agora.

A empresa japonesa foi revelando a conta gotas as características do Wii U e de seu inovador comando Gamepad, que está no meio caminho entre um tablet e um controle de Xbox e PlayStation 3.

Nesta terça-feira se soube que o Wii U terá entrada USB, HDMI e conexão à internet via Wi-Fi, podendo funcionar até com dois Gamepad, cuja bateria oscilará entre três e cinco horas.

O console tomou conta do estande da Nintendo, onde o game Nintendo Land, título que reúne clássicos da marca – entre eles A Lenda de Zelda e Donkey Kong – adaptados para o Wii U, foi o mais solicitado.

“O Wii U Gamepad revoluciona a maneira na qual o jogador se conecta ao jogo, à televisão e aos outros jogadores, estejam eles próximos ou em qualquer parte do mundo”, explicou à Agência Efe a porta-voz da Nintendo, Gema Almoguera.

O novo controle é o pilar sobre o qual se sustenta a proposta do console. É um dispositivo com tela touchscreen, giroscópio e acelerômetro, câmera de vídeo e microfone para chat, controle de volume e um botão de menu principal.

“O console sai no final do ano, mas ainda não sabemos a data. Todos os acessórios e jogos antigos do Wii são compatíveis com o novo Wii U”, garantiu Almoguera.

No espaço do Xbox, a maior fila se formou na área dedicada ao Halo 4, esperado novo lançamento da saga de operações especiais, enquanto nos espaços do PlayStation se falou muito na demo do apocalíptico The Last of Us, uma das novas propostas mais impactantes expostas na E3.

Em sua área de imprensa, a Sony fez uma demonstração de sua nova proposta de realidade aumentada, o Wonderbook, com seu primeiro jogo, o Book of Spells.

Sagas como Assessin’s Creed e God of War também concentraram muitos fãs, sem falar nos jogos de dança e nos simuladores de pilotagem, com seus assentos, pedais e volantes profissionais.

Entre a oferta de acessórios também estiveram os controles criados pela empresa Nyko para tablets com sistema operacional Android, da Google.

A E3 começou nessa terça-feira e irá até a próxima quinta (7).


int(1)

E3 abre as portas com poucas surpresas e atenções voltadas ao Wii U

Sair da versão mobile