Fotos de Somos Tão Jovens, cinebiografia de Renato Russo, da Legião Urbana


Créditos: reproducao

SOMOS TÃO JOVENS
(Somos Tão Jovens, Brasil, 2011)

Elenco: Thiago Mendonça, Sandra Corveloni, Marcos Breda, Bianca Comparato
Direção: Antonio Carlos Fontoura
Gênero: Drama
Duração: 1h44

CLIQUE AQUI PARA LER UMA ENTREVISTA COM O PROTAGONISTA, O DIRETOR DO FILME E O MÚSICO MARCELO BONFÁ 

A cinebiografia mostra como Renato Russo, bem antes de se transformar em ídolo como líder da Legião Urbana, já sonhava em ser um astro, mas ainda tinha que dividir seu tempo entre os estudos, o trabalho como professor de inglês e os conflitos com os pais, típicos de sua idade. O protagonista Thiago Mendonça (que já fez o papel de Luciano em Dois Filhos de Francisco) cantou e tocou todas as músicas ao vivo durante as gravações, depois de ter aulas de violão e voz especialmente para isso.

EM TRANSE
(Trance, Reino Unido, 2013)

Elenco: James McAvoy, Rosario Dawson,  Vincent Cassel, Tuppence Middleton
Direção: Danny Boyle
Gênero: Drama
Duração: 1h43

CLIQUE AQUI PARA VER FOTOS DO FILME

Simon é um leiloeiro de arte que esconde uma valiosa tela, mas, vítima de uma crise de amnésia, não consegue se lembrar onde, nem mesmo quando é torturado pela gangue liderada por Franck. Para tentar salvar a própria vida, recorre a Elizabeth, uma hipnoterapeuta que pode ajudá-lo a recuperar a memória e descobrir onde está a obra de arte. Mas a trama se complica quando ele descobre que Elizabeth também possui uma conexão com Franck.

FERRUGEM E OSSO
(De Rouille et D’os/ Rust and Bone, França/Bélgica, 2012)

Elenco: Marion Cotillard, Matthias Schoenaerts, Armand Verdure, Céline Sallette
Direção: Jacques Audiard
Gênero: Drama
Duração: 1h02

CLIQUE AQUI PARA VER FOTOS DO FILME

De repente, Ali se vê tendo que cuidar sozinho do filho de cinco anos, sem casa, dinheiro ou amigos. Ele vai morar com a irmã Anna no sul da França, onde consegue emprego como segurança em uma boate e conhece a bela Stéphanie, uma treinadora de baleias orca. E, após uma apresentação terminar em tragédia, um telefonema os une mais uma vez. Quando voltam a se encontrar, Stéphanie está presa a uma cadeira de rodas e passa a depender da força física de Ali, enquanto ele, por sua vez, passa a admirar a força de vontade dela, que volta a querer viver.

O SONHO DE WADJA
(Wadjda, Arábia Saudita/Alemanha, 2012)

Elenco: Reem Abdullah, Waad Mohammed, Abdullrahman Al Gohani, Ahd
Direção: Haifaa Al-Mansour
Gênero: Drama
Duração: 1h37

Wadja é uma menina de 12 anos que mora no subúrbio de Riade, capital da Arábia Saudita. Embora viva em uma cultura conservadora, ela é uma garota cheia de vida, que usa calça jeans, tênis, escuta rock’n roll e deseja apenas uma coisa: comprar uma bicicleta e disputar uma corrida com seu melhor amigo Abdallah. Mas em uma sociedade que diz que as bicicletas são apenas para os meninos porque podem ser perigosas para a virtude das meninas, ela enfrentará muitas dificuldades para realizar seu sonho. O filme é o primeiro longa metragem dirigido por uma mulher a ser gravado dentro da Arábia Saudita.

PAULO MOURA – ALMA BRASILEIRA
(Paulo Moura – Alma Brasileira, Brasil, 2012)

Direção: Eduardo Escorel
Gênero: Documentário
Duração: 1h26

Reunindo vestígios filmados e gravados ao longo de quatro décadas, um mosaico formado com peças unidas por livre associação retrata a carreira musical e a personalidade do clarinetista, saxofonista, compositor, arranjador e regente Paulo Moura.

O BRASIL DEU CERTO. E AGORA?
(O Brasil Deu Certo. E Agora?, 2013)

Direção: Louise Sottomaior
Gênero: Documentário
Duração: 1h10

Três ex-presidentes da República, 12 ex-ministros de Estado, 7 ex-presidentes do Banco Central e especialistas em finanças relatam a história da economia brasileira e refletem sobre o presente e o futuro do país, além de discutir o que é “dar certo”. Há 125 anos o Brasil era pobre e escravocrata; há 60 anos, 50% dos brasileiros eram analfabetos; há 25 anos, a inflação mensal atingiu 84% e 35% eram pobres e miseráveis. Em 2013 o Brasil é a sétima maior economia do mundo, a inflação do último ano foi 5,4%, a pobreza foi reduzida a 12% e o país aspira a ser rico. Será? “O Brasil é o país do futuro” e “agora vai dar certo”, mantras das fases de otimismo, foram seguidos de crises. Será que o sucesso é, de novo, passageiro?

DOMÉSTICA
(Doméstica, Brasil, 2012)

Direção: Gabriel Mascaro
Gênero: Documentário
Duração: 1h15

Sete adolescentes assumem a missão de registrar por uma semana a sua empregada doméstica e entregar o material bruto para o diretor realizar um filme com essas imagens.


int(1)

Estreias de cinema: Biografia de Renato Russo e filme de Danny Boyle são os destaques