O Instituto Moreira Salles apresenta a partir desta quinta-feira até domingo no grande salão de fotografia parisiense “Paris Photo” a exposição “Olhares sobre as cidades”, que mostra a evolução da paisagem natural e arquitetônica brasileira.

—related–

A instituição brasileira visita pela primeira vez a “Paris Photo”, considerada uma das maiores feiras de fotografia do mundo. Sua 17ª edição traz imagens de dez artistas, com instantâneas que vão desde 1860 até a atualidade.

Em entrevista à Agência Efe, o diretor do departamento de fotografia do Instituto Moreira Salles e curador da exposição, Sergio Burgi, definiu a mostra como “um diálogo entre trabalhos contemporâneos e autores clássicos e históricos, que examinam e documentam a paisagem urbana do Brasil”.

Cidades que passaram por uma explosão demográfica, como é o caso de São Paulo, com apenas 25 mil habitantes em 1840, e quase 20 milhões atualmente, é uma das três protagonistas da exposição, que traz ainda imagens do Rio de Janeiro e Brasília.

A partir disso, o desenvolvimento urbano tem sido um dos temas-chave da fotografia brasileira. Na mostra, a seção “Aquisições recentes” permite observar fotografias de estética similar feitas em meados de século XIX comparadas com outras atuais.

O curador da exposição afirma “se tratar de diferentes momentos e diferentes trabalhos, mas com uma aproximação bastante específica”.

“Vemos algumas semelhanças entre os trabalhos de Mauro Restiffe, mostrando São Paulo de um modo muito duro. Mas ao mesmo tempo uma aproximação que faz da cidade pelas ruas é muito semelhante ao de um dos primeiros fotógrafos de São Paulo, Militão de Azevedo”, explicou Burgi.

O Instituto Moreira Salles se dedica à preservação, pesquisa e interpretação da cultura brasileira desde 1992 e conta com uma das coleções de fotografia mais importantes do país.


int(1)

Evolução da paisagem brasileira é tema do "Paris Photo"

Sair da versão mobile