Oscar Niemeyer sonhou com cidades diferentes. A exposição Clássicos e Inéditos, que entrou em cartaz nessa quinta-feira (5) no Itaú Cultural, em São Paulo, prova esta tese com diversos projetos imaginados por ele e nunca construídos – como dois parques nas marginais dos rios Pinheiros e Tietê. No total, há 70 projetos na exposição, dos quais 51 são inéditos e apenas 19 foram construídos.

São mais de 309 plantas, desenhos e croquis originais do arquiteto responsável pelas formas sinuosas de Brasília e de prédios como o Copan, a OCA e o MAC. “Ele mesmo não dava muita bola para esse material, porque estava sempre trabalhando em novos projetos e pensando no futuro”, disse Lauro Cavalcanti, curador da mostra, que trabalhou ao lado de Pedro Mendes da Rocha, responsável pela expografia.

Todo o material foi digitalizado e está disponível para pesquisa no site da Fundação Oscar Niemeyer. A exposição compila ainda curiosidades sobre o o arquiteto, como sua breve carreira no futebol: assinando como Oscar N Soares, ele chegou a disputar um Fla x Flu.

Gratuita, a exposição fica em cartaz até o dia 27 de julho, para depois seguir ao Rio de Janeiro. Na capital fluminense, estreia no dia 14 de agosto no Paço Imperial. 


int(1)

Exposição sobre Niemeyer em SP tem projeto de parque nunca construído na Marginal