O nome do projeto é Clássica. E o objetivo é levar de volta às salas de cinema (do Brasil) uma série de filmes “que marcaram a história do cinema e que são fundamentais para todos os cinéfilos” (nas palavras da Zeta Filmes e da FJ Cines, empresas que, juntas, realizam a empreitada).

E de fato, os cinéfilos, culturettes e aficcionados pelo cinema de arte que marcou a história da sétima arte não poderão reclamar. A lista de sete filmes que o projeto vai relançar (um por mês, de julho de 2015 a janeiro de 2016) é de dar água na boca, veja na galeria:

Clássicos do cinema voltam restaurados nas salas do Brasil

Do sueco Ingmar Bergman, gerou imagens icônicas do cinema - como o jogo de xadrez entre Max Von Sydow e a Morte
Créditos: Divulgação

Os filmes serão exibidos em DCP, em cópias restauradas digitais, num formato que já é tendência mundial, inclusive no Brasil – o projeto Clássicos Cinemark vem fazendo algo semelhante há um ano, porém apostando em filmes mais pop, “pipoca”, norte-americanos, geralmente produzidos nos anos 70, 80 e 90.

O foco da Zeta e da FJ é, obviamente, outro, buscando obras inquestionáveis de cineastas europeus que praticamente estabeleceram o cinema de arte no século XX.

Para quem já viu esses filmes em casa, é a oportunidade de rever, e em tela grande. Para quem nunca viu, é fundamental ver na telona, espaço para onde essas obras foram pensadas originalmente.

O filme de estreia do projeto é O Sétimo Selo (1957, de Ingmar Bergman), que chega às salas em 23 de julho, em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Salvador, Florianópolis, Porto Alegre, João Pessoa e Santos.


int(1)

Fellini, Bergman e Pasolini voltam aos cinemas, restaurados

Sair da versão mobile