Desde 1971, a TV Globo tem o hábito de produzir sua tradicional vinheta de final de ano – quase sempre, ao som da clássica Um Novo Tempo (composta por Nelson Motta e os irmãos Marcos e Paulo Sérgio Valle), aquela dos versos “Hoje a festa é sua, hoje a festa é nossa, é de quem quiser…”

Mas em 1989, prestes a completar 25 anos (a emissora foi inaugurada em abril de 1965), a Globo criou uma vinheta difícil de ser superada. A canção era outra, trazendo o refrão “Não tem pra ninguém, a Globo 90 é nota 100!” E as imagens mostravam o (na época) impressionante elenco da casa, repleto de astros e estrelas.

Vinte e cinco anos depois, preparando a comemoração de 50 anos em 2015, a Globo optou por dar menos destaque ao seu elenco. Desta vez, quem brilha no palco é um grupo de crianças artistas e anônimas, que são aplaudidas pelos astros da Globo, assistindo ao show dos pequenos.

Comparando as duas vinhetas (1989 e 2014), descobrimos que o time da Globo mudou muito em alguns aspectos, em outros nem tanto.

Astros da Globo nas vinhetas de 1989 e 2014

Claudia Raia na vinheta de 1989
Créditos: Reprodução / YouTube

Entre os artistas que surgem com destaque na vinheta de 89, e que também estão em destaque na vinheta de 2014, figuram nomes como Claudia Raia, Tony Ramos, Faustão, Renato Aragão, Sérgio Chapelin, Marco Nanini, Débora Bloch, Maitê Proença, Susana Vieira, Malu Mader, Regina Casé, Regina Duarte, Arlete Salles e Glória Pires.

O grupo de artistas focalizados em close em 89 e que morreram de lá para cá reúne nomes como Chico Anysio, Dercy Gonçalves, Marcos Paulo, Rodolfo Bottino, Armando Bógus, Grande Otelo, Norma Bengell, Paulette, Miriam Pires, Joelmir Betting, Henriqueta Brieba e Paulo Gracindo.

Tem também aqueles que são destaque em 89 e hoje estão fora da Globo: Bruna Lombardi, Carlos Alberto Riccelli, Lilian Wite Fibbe, Fernando Vannucci, Mário Gomes, Valéria Monteiro, Luciana Braga, Mayara Magri…

Outros destaques em 89 estão no ar atualmente em novelas ou programas da emissora. É o caso de Betty Faria, Francisco Cuoco, Edson Celulari, Tato Gabus, Jonas Torres, Glória Maria e Miguel Falabella (com sua série Sexo e as Nêga).

Por fim, a vinheta de 89 destaca vários astros que hoje estão afastados da TV, contratados da Globo ou não. São eles: Tarcísio Meira, Glória Menezes, Vera Fischer, Lídia Brondi, Lúcia Veríssimo, Maria Zilda Bethlem, Cid Moreira, Luciana Braga, Marcos Frota, Sílvia Buarque, Eva Todor, Elias Gleiser e… Xuxa.

Assista à vinheta de 1989:

Assista à vinheta de 2014:


int(1)

Há 25 anos, vinheta da Globo mostrava astros no auge; veja quem continua em 2014

Sair da versão mobile