Em 2004 um ex-estudante de Harvard lançou um site que inicialmente reunia apenas alunos da instituição. O que começou timidamente, no entanto, se tornou uma das redes sociais mais bem sucedidas do mundo: em julho deste ano o Facebook ultrapassou a marca de 500 milhões de usuários.

A história da criação do site, com todas as amizades, brigas e processos ao longo do caminho, é o tema de A Rede Social (The Social Network). O filme é centrado em Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), principal autor do projeto, o tal ex-aluno que acabou se transformando no mais jovem bilionário do mundo, com apenas 23 anos.

No começo, Mark teve apoio de vários amigos, sendo o mais próximo deles o brasileiro Eduardo Saverin (Andrew Garfield), que teria sido o responsável pelo investimento inicial. Mas desentendimentos nos negócios afastaram os dois e geraram um processo de centenas de milhões de dólares de Saverin contra Zuckerber, ainda em andamento. 

Antes disso, ele já havia sido levado à justiça pelos gêmeos Tyler e Cameron Winklevoss (Armie Hammer), que alegam tê-lo contratado para desenvolver um site muito parecido com o Facebook – mas que nunca saiu do papel. Os irmãos acusam Zuckerberg de roubar a idéia deles para criar sua própria rede.

Quem também tem um papel importante no filme é Sean Parker (Justin Timberlake), co-fundador do Napster e do Plato, e que acabou se tornando presidente do Facebook.

E, como se toda a história já não fosse polêmica o suficiente, o diretor David Fincher (Clube da Luta) ainda vai incluir cenas fictícias nada comportadas. Uma delas, já anunciada, vai mostrar uma festa com adolescentes nuas e consumo de drogas (leia mais aqui). 

A Rede Social estreia nos Estados Unidos no dia 1 de outubro e chega ao Brasil em 3 de dezembro.

Para ver a galeria, clique na foto abaixo.



História do Facebook é contada em The Social Network; veja galeria

Sem mais artigos