Em uma exibição trazida pela 34ª Mostra de Cinema de São Paulo, a parte externa do Auditório do Ibirapuera vai receber neste domingo uma sessão mais do que especial do filme alemão <i>Metrópolis</i>, lançado em 1927 pelo visionário diretor <b>Fritz Lang</b>, que passa em sua versão quase integral pela primeira vez no Brasil.

Depois de sua estreia mal-sucedida na Alemanha, a produtora responsável pelo filme acabou fazendo um segundo corte na palícula, retirando meia hora do rolo para deixá-lo mais de acordo com os filmes de sua época e, assim, incentivar as pessoas a assistí-lo.

Agora, depois da descoberta de um negativo com a versão integral preservada em um depósito argentino, no que é considerado um dos mais significativos projetos de restauração na história do cinema, capitaneada pela Fundação Murnau em Wiesbaden, em cooperação com ZDF e Arte em associação com a Deutsche Kinemathek – Museum für Film und Fernsehen (Berlim) e o Museo del Cine Pablo C. Ducros Hicken (Buenos Aires).

Na exibição de São Paulo, a Orquestra Jazz Sinfônica interpretará ao vivo a genial trilha sonora original do compositor Gottfried Huppertz, promovendo um espetáculo audiovisual da mais alta qualidade. E o melhor? Tudo de graça!

Metrópolis pode ser considerada a primeira mega-produção do cinema europeu e é o pai de todos os filmes de ficção cinetífica já produzidos ao redor do globo. Antes mesmo da Segunda Guerra, Fritz Lang foi capaz de perceber a polarização dos poderes que viria após a queda do 3º Reich, mostrando o drama dos operários que viviam em condições sub-humanas enquanto os patrões mantinham todo o luxo a que sempre estiveram acostumados.

A sessão especial e imperdível de <i>Metrópolis</i> começa às 19h, do lado de fora do Auditório do Parque do Ibirapuera.

Serviço

Data: dia 24 de outubro de 2010
Horário: domingo, a partir das 19 horas.
Local: Platéia externa do Auditório Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 2 do Parque do Ibirapuera)
Entrada Franca
Classificação: Livre

Sem mais artigos