Pequenas Histórias de Vanguarda: Downtown New York é uma maravilhosa mostra de cinema que explora o legado da cena cinematográfica underground No Wave, de Nova York – movimento que rolou entre 1976 e 1987.

Debbie Harry, do Blondie, como a fada madrinha punk-new wave

A mostra abre nesta quarta (26) no CCBB de São Paulo, e segue até o dia 15 de dezembro. No CCBB de Brasília ela acontece de 3 a 29 dfe dezembro, e no CCBB Rio de 17 de dezembro a 5 de janeiro.

A programação tem programas de curtas (muitos rodados na charmosa película de Super 8, muito em moda no fim dos 70), além de médias e longas-metragens.

O filé mignom da mostra é o longa Downtown’81, de Edo Bertoglio, filmado entre 1980 e 81, um retrato da era pós-punk em Manhattan, estrelado por ninguém menos que Basquiat.

Sim, o artista plástico incrível Jean-Michel Basquiat. E além dele, surgem no filme outras personalidades daquela fase efervescente, como Arto Lindsay, Kid Creole and the Coconuts, e a estrela-mor: Debbie Harry, a eterna vocalista do Blondie, fazendo papel de fada madrinha!

Também será exibido o filme Ballad of Sexual Dependency, da fotógrafa Nan Goldin, e o hilário She Got Her Gun All Ready, onde Pat Place e Lydia Lunch, roqueiras junkaças, se estranham e terminam duelando em um parque de diversões.

Um dos programas se chama Retratos Alienígenas, outro Você me Matou Primeiro, e por aí vai. Enfim, a mostra é imperdível.

Veja a programação completa no site do CCBB.


int(1)

Mostra no CCBB traz filmes de vanguarda do movimento underground No Wave

Sair da versão mobile