(da esq. para dir.) Imagens de Rocha que voa, Babilônia 2000, Santo Forte e Simonal – Ninguém sabe o duro que dei

E lá se vão vinte ediçoes desde a primeira do É Tudo Verdade. Fundado e dirigido pelo crítico de cinema e curador Amir Labaki, o festival, um dos maiores de documentário da América Latina, tem uma história intrinsecamente ligada à própria trajetória do gênero no Brasil.

À medida que o festival foi crescendo em importância ao longo dos anos, aumentou também a produção nacional de não ficção, se tornando um gênero valorizado e visto por aqui.  “No nosso caso, é prova sobretudo do vigor da produção nacional e mundial de documentários nestas duas décadas”, explica Labaki.

Com 109 títulos de 31 países e 16 estreias mundiais, o festival traz uma novidade este ano: passa a qualificar curtas vencedores para o Oscar. “Há três efemérides a celebrar: os 80 anos de um dos maiores cineastas brasileiros, Vladimir Carvalho, o centenário de nascimento de um de nossos inspiradores, Orson Welles (1915-1985), e as duas décadas do festival”, explica Labaki.

Para homenagear o festival, selecionamos 20 importantes documentários que já passaram no festival. Dá uma olhada na galeria.

20 documentários que passaram no É Tudo Verdade

Com imagens de filmes clássicos, como Um Cão Andaluz, de Luiz Buñuel e Salvador Dalí, e Viagem à Lua, de George Méliès, o filme de Marcelo Masagão faz uma verdadeira viagem ao mundo, em seu contexto político, histórico e social. É uma colagem de imagens sobre os principais fatos do século 20. O título do filme veio do letreiro da entrada de um cemitério localizado na cidade de Paraibuna, no interior de São Paulo. Venceu o prêmio de Melhor Documentário Internacional no É Tudo Verdade 1999. Veja na íntegra
Créditos: Reprodução/Vídeo

É Tudo Verdade – 20º Festival Internacional de Documentários

São Paulo e Rio de Janeiro  até 19 de abril.

Belo Horizonte de 29 de abril a 4 de maio.

 Santos de 07 a 10 de maio. 

Brasília de 27 de maio a 1 de junho.

 


int(1)

Na 20ª edição do É Tudo Verdade, relembre 20 documentários que passaram no festival

Sair da versão mobile