Mônica completa 50 anos


Créditos: Mônica 50 Anos

Mônica, a personagem mais famosa de Maurício de Sousa, completa 50 anos no próximo domingo (3). Para marcar o aniversário, o desenhista conversou com jornalistas nesta terça-feira (26) e falou sobre as ações comemorativas planejadas para este ano. Ele contou, ainda, que tem grandes expectativas em relação ao seu projeto de criar a Turma da Mônica Adulta.

“É algo para três ou quatro anos. Ainda é cedo para falar, mas será uma história cronológica em que os personagens envelhecerão. Isso merece um filme ou uma série; é fatal que aconteça. Acho que vai fazer mais sucesso que a Mônica Jovem. A Turma Adulta deve ir para o mesmo caminho”, disse.

Para comemorar os 50 anos da primeira tira com a Mônica, a Maurício de Sousa Produções coordena uma série de ações, entre elas o lançamento do desenho animado de traços modernos Mônica Toy, que será exibido pelo canal Cartoon Network; a publicação do gibi comemorativo Mônica nº75 e o lançamento do livro em dois volumes Todas as Capas da Mônica.

Alguns brinquedos da Turma que fizeram sucesso nos anos 70 e 80 serão relançados. É o caso da primeira boneca da Mônica, a Estrelinha Mágica e a coleção de bonecos que mudam de expressão facial Mônica MixFace.

Também fazem parte das celebrações a exibição das peças teatrais Mônica Mundi – Uma Volta ao Mundo com a Turma da Mônica, no Rio de Janeiro, e Mônica e Cebolinha no Mundo de Romeu e Julieta, em São Paulo, além das exposições Mônica 50 Anos e Sansão também faz 50 anos, ambos na capital paulista.

Dentucinha de sucesso
Maurício diz que, quando criou a Mônica, não tinha ideia de que ela seria uma estrela. “Você sabe que, quando mulher chega, é ela quem toma conta, né?”, brincou o desenhista. “Quando você cria um personagem, você não domina o sucesso dele. Nas tirinhas de jornais, nos anos 60, o Cebolinha era o personagem principal, mas o público forçava a barra para a Mônica aparecer mais. E quando saiu o gibi, acabou ficando a Turma da Mônica”, disse.

Para Maurício, a personagem não mudou em sua essência, mas acompanhou a evolução das crianças brasileiras. “Ela mudou tanto quanto a criança mudou. A Mônica é uma personagem com os hábitos, costumes e comportamentos de uma menina de sete ou oito anos de hoje”, argumentou.

Mônica Spada e Sousa, filha de Maurício que serviu de inspiração para a criação da personagem, também estava no evento e confessou que nem sempre gostou de ser comparada à dentucinha. “Quando eu era pequena, não gostava, porque eu era a menina baixinha, gordinha e dentuça. Na adolescência, quando eu me tornei mais resolvida, assumi a personagem de vez”, contou.


int(1)

Nos 50 anos de Mônica, Maurício de Sousa fala sobre planos de Turma Adulta: 'É fatal acontecer'