O Artista pode consolidar-se neste domingo como o grande favorito ao Oscar durante a grande festa do British Academy Film Awards (Bafta), principal prêmio do cinema britânico.

A Academia Britânica de Artes do Cinema e da Televisão realizará amanhã em Londres a partir das 17h (de Brasília) uma glamorosa cerimônia na qual estarão muitas das estrelas que, no final deste mês, também concorrerão ao Oscar.

Apesar do frio, George Clooney, Brad Pitt, Meryl Streep, Michelle Williams, Martin Scorsese, Gary Oldman, Kenneth Branagh e Penélope Cruz, entre outros, desfilarão pelo tapete vermelho do Royal Opera House.

Será uma surpresa se o Bafta de Melhor Atriz não ficar com Meryl Streep por sua caracterização da ex-primeira-ministra britânica Margaret Tatcher em “A Dama de Ferro”, filme que gerou polêmica no Reino Unido.

Já o prêmio de Melhor Ator será mais disputado, pois pode acabar nas mãos tanto de Gary Oldman (O Espião que Sabia Demais), como de George Clooney (Os Descendentes) ou Jean Dujardin (O Artista).

Nesta edição, o filme mudo e em preto e branco O Artista, ambientado na época dourada de Hollywood, parte como o grande favorito com 12 indicações, entre elas Melhor Filme, Melhor Direção (Michel Hazanavicius), Melhor Ator e Melhor Atriz (Bérénice Bejo).

Em seguida, com 11 indicações, aparece o filme britânico “O Espião que Sabia Demais”, muito aclamado pela crítica e que pode conseguir, entre outros, os prêmios de Melhor filme, Melhor Filme Britânico, Melhor Direção (Tomas Alfredson) e Melhor Ator.

Além deles, disputarão o Bafta de Melhor Filme Histórias Cruzadas, Os Descendantes e Drive.

O espanhol Pedro Almodóvar buscará seu quinto Bafta de Melhor Filme em Língua Estrangeira, categoria na qual aparece como grande favorito o iraniano “A Separação”, vencedor do Globo de Ouro, do Urso de Ouro de Berlim e dos prêmios da crítica britânica e americano.

Um dos principais protagonistas da festa de amanhã será Martin Scorsese, que receberá um prêmio especial por uma carreira que inclui filmes como Os Infiltrados, Taxi Driver e Cassino.

O diretor americano também foi indicado ao Bafta por seu documentário George Harrison: Living in The Material World e seu filme Hugo, que concorre a nove prêmios. 

'O Artista' tenta consolidar-se no Bafta como favorito ao Oscar

Sem mais artigos