Seis anos após o lançamento bem-sucedido do console Wii, a Nintendo se prepara para apresentar ao mercado sua nova aposta, o Wii U, “um videogame que provocará uma revolução nos lares de todo o mundo”, declarou à Agência Efe o diretor criativo da empresa, Shigeru Miyamoto.

“Acho que Wii U poderá provocar uma verdadeira revolução”, afirmou Miyamoto, diretor de Desenvolvimento Criativo da Nintendo, que confessou se sentir “muito emocionado” com o lançamento do console, que deve chegar ao mercado (europeu) no final de novembro.

O criador do clássico game Super Mario e vencedor do Prêmio Príncipe de Astúrias de Comunicação e Humanidades 2012 acredita que o Wii U servirá para unir em um mesmo aparelho os jogos, os conteúdos de televisão e também de internet.

“É complicado expressar com palavras, mas o Wii U tem muitas qualidades e funcionalidades únicas graças à possibilidade de criar combinações do comando e do console”, detalhou Miyamoto.

O aspecto mais inovador do novo dispositivo é seu controle, o Wii U GamePad, muito similar a um tablet com tela táctil e acesso a internet, que poderá ser manuseado com um ponteiro incorporado e que contará com giroscópio, acelerômetro, câmera e microfone, ou seja, muito além dos frequentes botões de comando e dos “sticks”.

“Nossa esperança é que o comando crie experiências emocionantes para todos os membros da casa, como jogar sem a necessidade de ocupar o televisor. O usuário também poderá utilizá-lo para ver conteúdos na rede e compartilhá-los na tela grande apertando um único botão para ampliar a experiência de jogo”, completa.

“O Wii U tem um potencial infinito e é a culminação de anos de experiência da Nintendo no mundo do entretenimento”, detalhou Miyamoto, que espera que “as pessoas o veja como uma necessidade diária”.

O lançamento do Wii U no mercado virá acompanhado de grandes jogos, como as últimas aventuras do encanador Mario, intitulada Super Mario Bros U.
Além disso, o jogo Nintendo Land oferecerá um mundo virtual para o jogador aprender a explorar os controles e as possibilidades do Wii U com alguns clássicos personagens da casa, como Luigi, Link (The Legend of Zelda) e Donkey Kong.

Miyamoto, que atualmente se encontra em processo de criação de um jogo secreto criado especificamente para o novo console, também falou sobre essa experiência: “Por enquanto, o que posso dizer é que estive trabalhando em um novo ‘Pikmin’ (sua popular saga de jogos de estratégia), que aproveitará os fantásticos gráficos gerados pelo Wii U (em alta definição e resolução de 1080p)”.

Amante declarado “da boa música”, Miyamoto também não descartou a possibilidade de lançamento de um Wii Music único para o novo Wii U. Segundo ele, há uma banda de bons músicos na equipe de desenvolvimento e som da Nintendo. “Eu sempre encorajo eles a fazerem um bom Wii Music para U. Acho que será um dispositivo interessante”, concluiu diretor criativo. 

Sem mais artigos