Peça Parlapatões Revistam Angeli


Créditos: Ronaldo Aguiar

A atriz Paula Cohen, 38 anos, tem o desafio de transportar toda a alma rock’n’roll de Rê Bordosa, uma das personagens mais queridas do cartunista Angeli, para os palcos. A artista viverá a junkie libertária em Parlapatões Revistam Angeli, peça do grupo Parlapatões com direção de Hugo Possolo, que será encenada no Festival de Teatro de Curitiba nos dias 27 e 28 de março.

“Na adaptação, pretendemos humanizar a Rê Bordosa. Não queremos que ela seja uma caricatura, mas uma mulher de verdade”, disse a artista, em entrevista ao Virgula Diversão. “Para construi-la, eu resgatei imagens que eu já tinha fortes em mim, dos próprios quadrinhos, da atitude rock’n’roll da personagem. Ela é muito humana nas tiras, e eu quero ser fiel ao Angeli”, explicou.

Para a atriz, Rê Bordosa, apesar de ter nascido em 1984, tem muito a dizer sobre a posição da mulher na sociedade atual. “Ela é atemporal. Acho que ela é quase uma existencialista que não se enquadra em um modelo feminino. Hoje, há muito mais Rê Bordosas do que havia na época. São mulheres que não querem se casar e ter filhos para ‘cumprir seu papel social’. A Rê é uma mulher livre que experimenta os prazeres da vida e se permite tudo”, argumentou.

Além de Rê Bordosa, Parlapatões Revistam Angeli levará aos palcos outros personagens clássicos de Angeli, como Bob Cuspe, Moska e Os Escrotinhos. A trilha sonora fica a cargo de Branco Mello, integrante dos Titãs, e Emérson Villani, do Funk Como Le Gusta, que compuseram canções para a montagem.

“A peça tem uma pegada totalmente ‘rock’ e ‘pé na porta’, porque esse é o estilo do Angeli”, explicou Paula. “O Hugo Postolo fez os textos em cima dos desenhos. O Angeli abriu o arquivo dele e deu acesso às tiras, algumas delas verdadeiras relíquias. Houve esse diálogo bem direto”, contou.

“Espero que o Angeli fique bem feliz e veja, na peça, a alma dele. São os Parlapatões contando seus personagens, mas o espírito da peça é dele”, acrescentou.

Além das apresentações em Curitiba, Parlapatões Revistam Angeli será encenada em São Paulo nos dias 12 e 13 de abril, no Auditório do Ibirapuera.

SERVIÇO – PARLAPATÕES REVISTAM ANGELI NO FESTIVAL DE TEATRO DE CURITIBA
Quando: 27 e 28 de março, às 21h
Onde: Teatro Marista – Rua Joaquim de Matos Barreto, nº 98, São Lourenço, Curitiba
Quanto: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia)
Informações: www.festivaldecuritiba.com.br


int(1)

Paula Cohen viverá Rê Bordosa em peça baseada em obra de Angeli: 'Quis humanizá-la'

Sair da versão mobile