A estreia nos cinemas do filme Cássia, documentário sobre a inesquecível cantora Cássia Eller (morta em 2001), reacendeu a vontade de ver docs sobre artistas musicais. E repertório para isso não falta.

O mundo do cinema sempre esteve intimamente ligado à música. Desde os primórdios da sétima arte já se viam conexões entre as duas fantásticas expressões artísticas. Mas foi a partir da década de 60 que virou tendência a realização de documentários que mergulhavam no universos de cantores, astros do rock, músicos, bandas, festivais musicais.

As décadas de 70 e 80 foram bastante férteis no assunto, e a partir do ano 2000 essa produção foi crescendo, vivendo atualmente um momento bastante rico. Então o Virgula decidiu listar dez documentários incríveis (claro que tem muito mais, mas vamos ficar nessa seleção mesmo!) que focalizam artistas musicais. Voilá!

1.George Harrison: Living in the Material World (2011)
Com direção de Martin Scorsese, o filme tem 3 horas e meia de diração, fazendo um profundo mergulho na vida e obra do Beatle mais espiritual do quarteto.

2.Ziggy Stardust and the Spiders from Mars (1973)
O diretor D.A. Pennebaker registrou a histórica turnê de David Bowie na Inglaterra, com o último concerto em que o cantor encarnou o personagem marciano Ziggy Stardust.

3.Olho Nu (2014)
Dirigido por Joel Pizzini, faz um interessante e inusitado retrato do popstar brasileiro Ney Matogrosso, utilizando raras imagens de arquivo e uma linguagem diferente do padrão.

4.Lóki (2008)
Co-produzido pelo Canal Brasil, focaliza o inclassificável Arnaldo Baptista. Ex-Mutante, eterno artista incompreendido, Arnaldo é esmiuçado nesta obra.

5.Kurt Cobain – Retrato de uma Ausência (2006)
O filme traz conversas extraídas de mais de 20 horas de fitas gravadas, com o líder do Nirvana falando sobre sua vida, início na música e a complicada relação com a fama.

6.Yorimatã (2014)
O doc mostra a trajetória das compositoras Luhli e Lucina, que compuseram dezenas de canções gravadas por medalhões da MPB nos anos 70, 80 e 90. A dupla viveu uma relação a três com um fotógrafo em plenos anos 70.

7.Raul Seixas – O Início, o Fim, o Meio (2012)
Apetitoso e emocionante doc sobre o mitológico Raul Seixas, sua saga no mundo musical brasileiro, mesclando rock, MPB e ritmos nordestinos, e sua decadência.

8.A Um Passo do Estrelato (2013)
Um antológico registro do universo das cantoras que fazem backing vocals para artistas e bandas consagradas, que estão sempre (ou já estiveram) próximas da fama.

9.No Direction Home: Bob Dylan (2005)
Mais uma brilhante incursão de Scorsese no universo musical, aqui elegendo como assunto o cantor Bob Dylan em várias fases, desde a canção de protesto até a aura de popstar.

10.Woodstock – 3 Dias de Paz, Amor e Música (1970)
Três horas de duração para dar conta de mostrar toda a exuberância desse que é o festival mais famoso de todos os tempos. Ao longo do filme desfilam shows de Jimi Hendrix, Janis Joplin, The Who, Joe Cocker, Santana e muitos outros, além do público, um show à parte.


int(1)

Quer ver dez documentários geniais sobre músicos e bandas do pop rock?

Sair da versão mobile