Atores correm risco de extinção? Talvez, a julgar pelos avanços tecnológicos que invadem cada vez mais as áreas artísticas. O Cirque du Soleil, por exemplo, pode chegar a dispensar seu elenco humano, substituindo todo mundo por… drones!

Claro que estamos exagerando, mas o fato é que o badalado Cirque realizou a primeira gravação artística do mundo com a participação de drones.

Na cena, um ator contracena com abajures voadores – que são, na verdade, drones caracterizados como luminárias.

Segundo Alexandre Simões, especialista em robótica da Unesp de Sorocaba (SP), esta é “a primeira aplicação prática de drones no mundo do entretenimento. A cena gravada pode sinalizar uma nova linha de espetáculos do Cirque du Soleil no mundo”.

“Os drones do Cirque foram desenvolvidos por um instituto de Zurique”, disse Simões no PodRobótica, Podcast de tecnologia da Unesp. “Para que os robôs pudessem se movimentar, todo o ambiente teve de estar controlado por um sistema de rastreamento, monitorando os drones”.

Alexandre apontou ainda que empresas como a Disney já manifestaram interesse em fazer experiências artísticas com drones. Será que os drones concorrerão ao Oscar no futuro? Não sabemos. Enquanto isso, assista aos drones do Cirque du Soleil:

Sem mais artigos