Não é exatamente uma novidade. Os fãs da trilogia De Volta para o Futuro sabem perfeitamente que Michael J. Fox não foi o primeiro ator a encarnar o personagem Marty McFly. Mas trechos do filme com o ator original (Eric Stoltz) na pele do personagem nunca haviam sido divulgados. Até agora.

Na verdade, Michael Fox foi a escolha original do diretor Robert Zemeckis, mas o ator estava comprometido com as gravações da sitcom Caras & Caretas (Family Ties), e teve de recusar o papel. Eric Stoltz foi então escalado, e filmou durante cinco semanas – mas o resultado desagradou Zemeckis.

Eric Stoltz (esquerda) com Christopher Lloyd em “De Volta para o Futuro” (1985)

O diretor decidiu então demitir Stoltz e contratar Fox – por isso, a maior parte das filmagens ocorria de noite e de madrugada, horários em que o ator não estava gravando a série. As cenas diurnas externas em que Fox aparecia foram rodadas nos dias de folga das gravações de Caras & Caretas e nos fins de semana.

Tudo isso está no livro We Don’t Need Roads: The Making of the Back to the Future Trilogy, de Caseen Gaines, que está sendo lançado agora nos EUA, inclusive via Kindle (e será lançado em edição impressa na Inglaterra em 9 de julho), narrando essa e outras histórias dos bastidores de uma das franquias mais amadas do cinema.

Eric Stoltz como Marty McFly em "De Volta para o Futuro"

como Marty McFly em "De Volta para o Futuro" (1985)
Créditos: Divulgação

Segundo o livro, o problema foi que Stoltz interpretava McFly sem usar humor, de forma muito séria, ao contrário do que Zemeckis e Bob Gale (autores do roteiro do filme) queriam. Além disso, Stoltz pediu à equipe que só o chamasse de “Marty”, para que ele se sentisse dentro do personagem, mesmo nos intervalos de filmagens – uma atitude considerada tola pela equipe. O ator teria ainda criado um “clima ruim” com Thomas F. Wilson (que interpretou o bad boy Biff), por empurrar o colega com muita violência na sequência da cafeteria 50’s.

A demissão de Stoltz por fim aconteceu em janeiro de 1985, e imediatamente Michael J. Fox assumiu o personagem, ajudando a criar assim um dos grandes ícones do cinema moderno de Hollywood. As cenas com Stoltz na pele de McFly ficaram no baú da Universal Pictures e vêm à tona agora. Assista Eric Stoltz em pequenos trechos de De Volta para o Futuro:


int(1)

Veja o Marty McFly original (antes de Michael J. Fox) em cenas inéditas de "De Volta para o Futuro"

Sair da versão mobile