Com o Barcelona vivendo um de seus momentos mais irregulares na última década, tanto dentro de campo, com derrotas e questionamentos táticos, como fora dele, por conta das polêmicas do ex-presidente Sandro Rosell, o técnico Gerardo ‘Tata’ Martino poderá deixar o clube catalão após a Copa do Mundo de 2014. Segundo informação do jornal espanhol AS, o treinador foi procurado por Julio Grondona, presidente da AFA (Associação de Futebol Argentina), para saber da possibilidade dele substituir Alejandro Sabella no comando da seleção ao término do Mundial do Brasil.

Contratado em julho de 2013 com um vínculo de dois anos, Tata Martino vez sendo duramente criticado e questionado pela imprensa espanhola pela forma com que vem conduzindo o Barcelona. Após a derrota por 1 a 0 para o Valladolid, no último sábado (08), pelo Campeonato Espanhol, sua situação ficou ainda pior, não sendo amenizada nem mesmo após a vitória diante do Manchester City, na quarta (13), por 2 a 1, no Camp Nou, classificando o time às quartas de final da Liga dos Campeões.

Aos 51 anos de idade, Martino coleciona passagens por Colón, Platense e Newell’s Old Boys, todos da Argentina, além de Libertad, Cerro Porteño e a própria seleção do Paraguai, equipe que ajudou a desempenhar um bom papel na Copa do Mundo da África do Sul, sendo eliminado nas quartas de final, para a campeã Espanha.

Caso aceite o convite da seleção argentina, Tata completará exatamente um ano no comando do Barcelona e, antes de trocar de equipe, ainda terá a oportunidade de disputar dois títulos: Campeonato Espanhol, cujo Barcelona é apenas o terceiro colocado, e Liga dos Campeões, que tem sua final marcada para o dia 24 de maio deste ano.

O nome de Tata é o favorito na AFA pelo bom relacionamento que ele tem com Messi e Mascherano, seus atletas no Barcelona. Para Grondona, segundo a publicação espanhola, Martino seria o homem ideal para assumir a seleção após a Copa de 2014.

O jornal As ainda aponta um plano B da AFA, em caso de um não de Tata Martino. O também argentino Diego Simeone, técnico do Atlético de Madri e uma das sensações da atual temporada, é outro nome que agrada. Porém, o ex-jogador já teria expressado o seu desejo de treinar outras equipes antes de se arriscar na seleção e poderia até mesmo substituir Martino no Barcelona.


int(1)

AFA quer Tata Martino como técnico da Argentina após a Copa, diz jornal espanhol

Sair da versão mobile