O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, garantiu nesta quinta-feira (13) que a Copa do Mundo que será realizada no país será a “mais segura” da história e minimizou a possibilidade de que se repitam os protestos que marcaram a Copa das Confederações em 2013.

“A grande manifestação será a realização da Copa, porque no futebol o que importa é o próprio futebol”, declarou o ministro em entrevista coletiva com correspondentes estrangeiros em Brasília.

Segundo Rebelo, os maciços protestos de junho “não foram contra a Copa das Confederações, mas por melhores serviços públicos e próprios de uma sociedade democrática”.

Admitiu, no entanto, que há pequenos “grupos interessados em perturbar a Copa” e disse que se as manifestações pacíficas serão legítimas, mas se recorrerem à violência serão contidas pela polícia, dentro dos limites legais.

“Se houver manifestações, serão mínimas”, insistiu o ministro, que reconheceu que, em segurança, existem diversas áreas que preocupam as autoridades.

Entre elas, citou o estímulo que pode significar para grupos terroristas a realização de um evento desse porte, mas lembrou que o Brasil não tem um histórico de terrorismo. Apesar disso, admitiu que “preocupa o crime do dia a dia, situação na qual, infelizmente, o Brasil tem uma estatística preocupante”.

Também se referiu à possibilidade de torcedores violentos de outros países desafiarem a segurança do Mundial, mas minimizou o risco ao lembrar que as autoridades “trabalham” em coordenação com outros governos para impedir essa situação.

Rebelo disse haver “uma campanha contra o Mundial de setores desesperados e parte da imprensa”, mas insistiu que será “a Copa do Mundo mais segura” da história, que será realizada em um país “pacífico, sem antecedentes de terrorismo, sem enclaves, e sem um ‘apartheid’ étnico”.

Para o ministro, “a Copa é muito forte e se auto-protege, pois o futebol é uma plataforma de inclusão, universal e do povo”.

Em relação à demora nas obras de alguns estádios, como em São Paulo, Curitiba e Cuiabá, disse que as “dificuldades são visíveis”, mas apontou que também “os avanços são satisfatórios” e reiterou sua convicção de que estarão prontos nas próximas semanas.

Segundo ele também não haverá problemas com a capacidade hoteleira e citou projeções oficiais, que mostram uma expectativa de ocupação que varia entre 50% em Cuiabá a 90% no Rio de Janeiro.

Aeroportos e companhias aéreas do país responderão ao aumento da demanda esperada entre junho e julho, quando devem chegar ao país 600 mil turistas estrangeiros atraídos pelo Mundial.

Como exemplo, indicou que no carnaval, só no Rio de Janeiro, em Salvador e em Recife houve um movimento de seis milhões de turistas, muito superior ao esperado para o evento da Fifa.

“A capacidade aeroportuária supera a demanda atual, embora haja alguns problemas de operação que devem ser resolvidos, mas não só por causa da Copa, mas pelo país”, declarou.

Para atender as delegações oficiais e as seleções, o governo pode colocar à disposição uma ampla rede de terminais militares para desafogar as operações nos aeroportos civis.

O ministro reconheceu que toda a organização da Copa “poderia ter sido melhor”, mas apontou com ironia que o Brasil “não tem a infraestrutura de Alemanha, França e Inglaterra, mas também não foi um império colonial”.

Sobre o possível resultado estritamente esportivo do torneio, disse que “a hipótese de o Brasil não ganhar a Copa não está contemplada”.

“O Brasil tem uma excelente seleção, formada por um grupo jovem e ambicioso, que quer ganhar em seu país, que terá o apoio de sua torcida e conta com um treinador de grande experiência, Luiz Felipe Scolari”, disse o ministro, mostrando seu lado torcedor.

Também descartou que aconteça outro Maracanazo, quando a seleção foi derrotada pelo Uruguai em 1950, em pleno Maracanã, por 1-2 e ficou com o título.

“Não olhemos para trás. O Maracanazo foi uma tragédia futebolística, mas um raio não cai duas vezes no mesmo lugar”, afirmou.


int(1)

Aldo Rebelo diz que Brasil organizará Copa 'mais segura' da história

Sair da versão mobile