Um jovem alpinista britânico escalará o Everest para depositar uma medalha olímpica no cume da montanha mais alta do mundo, para cumprir uma promessa feita em 1924, informou nesta sexta-feira a agência britânica “Press Association”.

O inglês Kenton Cool, de 24 anos, vai realizar o que prometeu o tenente-coronel Edward Strutt, o barão Pierre de Coubertin, idealizador dos Jogos Olímpicos. A viagem começa em maio e tem duração prevista de seis semanas, uma homenagem a expedição britânica que não atingiu o objetivo em 1922.

Cerca de 500 metros antes do topo da montanha, uma avalanche matou sete indianos que acompanhavam a expedição.

Dois anos depois, o barão Pierre de Coubertin homenageou os 13 membros da expedição com uma medalha olímpica comemorativa, de prata, nos Jogos de Inverno de 1924, que aconteceram na cidade francesa Chamonix. Foi então que o tenente-coronel fez a promessa, de depositar as medalhas no cume.

Kentol Cool subirá os 8.848 metros do Everest para levar a medalha de Arthur Wakefield, um dos médicos que participou da expedição. O jovem alpinista afirmou que “nunca esteve tão obstinado a chegar ao topo”.

“Prestar homenagem à equipe britânica de 1922, especialmente a Arthur Wakefield, e cumprir a promessa no ano dos Jogos Olímpicos de Londres, é para o que treinei a minha vida toda”, garantiu Cool.


int(1)

Alpinista vai tentar subir Everest para depositar medalha olímpica

Sair da versão mobile