Palco de um trágico acidente em 2007, o estádio Fonte Nova, em Salvador, teve seu anel superior implodido na manhã deste domingo, abrindo espaço para a construção de uma arena que será utilizada como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014.

A próxima etapa do cronograma de obras é a implosão da tribuna de honra, que está marcada para terça-feira. A demolição do anel inferior e a perfuração dos pilares foram realizadas há dois meses. A previsão é de que a construção comece em dezembro, e o prazo previsto para a conclusão é dezembro de 2012.

A capacidade do novo estádio, de acordo com o projeto original, será de 50.433 pessoas. No entanto, ela poderá aumentar, já que a intenção das autoridades locais é fazer com que a chamada Nova Fonte Nova sedie a abertura da Copa. A exigência da Fifa para esta partida é que o estádio que a receba tenha pelo menos 60 mil lugares.

Segundo os engenheiros responsáveis pela construção, todo o concreto demolido será reutilizado nas obras da arena.

A Fonte Nova, em seu formato conhecido até hoje pelos torcedores, foi inaugurada em 1951 e fechada em 26 de novembro de 2007, quando sete pessoas morreram devido à queda de parte de sua arquibancada durante um jogo do Bahia.


int(1)

Anel superior da Fonte Nova é implodido