Palmeirenses de todo o Brasil estão com um sentimento diferente nesta sexta-feira (22). Há 60 anos, a equipe de Palestra Itália conquistava a Copa Rio, considerada por alguns como o primeiro Mundial Interclubes do mundo.

Para comemorar a data, o site oficial do clube paulista estampou em sua página inicial uma homenagem aos jogadores que disputaram aquele torneio.

Além disso, o domínio lançou uma hashtag para ser utilizado no Twitter. E a campanha surtiu efeito. O #PalmeirasCampeãoMundial51 atingiu a primeira posição entre os assuntos mais comentados no Brasil na manhã desta sexta.

A Copa Rio

No dia 22 de julho de 1951, há exatos 60 anos, um clube brasileiro conquistava o primeiro título de nível mundial. O Palmeiras era campeão da Copa Rio, no Maracanã lotado, depois de empatar com a Juventus, da Itália, por 2 a 2.

Tratado na época como o primeiro Mundial Interclubes, o torneio foi idealizado pela CBD (antiga CBF) como forma de não desestimular o torcedor brasileiro após o ‘Maracanazo’ de 1950, quando a seleção brasileira foi derrotada pelo Uruguai em pleno Maracanã e frustrou a nação.

Com isso, oito clubes do mundo inteiro foram chamados e divididos em duas chaves. De um lado, Palmeiras, Juventus (Itália), Nice (França) e Estrela Vermelha (antiga Iugoslávia) atuaram no Pacaembu, em  São Paulo. Do outro, Vasco, Áustria Viena (Áustria), Nacional (Uruguai) e Sporting (Portugal) fizeram suas partidas no Maracanã, no Rio de Janeiro.

O Palmeiras se classificou para as semifinais em segundo de seu grupo e foi enfrentar o Vasco da Gama. Depois de uma vitória por 2 a 1 no Pacaembu e um empate sem gols no Maracanã, a equipe paulista se classificou para disputar a grande final do torneio contra a Juventus – de quem havia perdido por 4 a 0 na fase de grupos.

Também realizado em dois jogos, o Palmeiras conseguiu a vitória por 1 a 0 em São Paulo e empatou por 2 a 2 a segunda partida diante de um Maracanã com mais de 82 mil pagantes, tornando-se campeão da Copa Rio.

Apesar do destaque dado na época e de o Palmeiras sempre ter se considerado o primeiro campeão mundial interclubes, a Fifa nunca chegou a reconhecer o título.

Dados da final:
22/7/1951 Juventus-ITA 2×2 Palmeiras 
Estádio Maracanã 
Juiz: Gaby Tordjan 
Renda: Cr$ 2.783.190,00 
Gols: Praest, Karl Hansen (JUV); Rodrigues, Liminha (PAL) 
Juventus: Viola, Bertucceli, Manente, Mari, Parola, Bizzoto, Muccinelli, Karl Hansen, Boniperti, Johan Hansen, Praest. 
Palmeiras: Fabio, Salvador, Juvenal, Tullio, Luiz Villa, Dema, Lima, Ponce de Leon (Canhotinho), Liminha, Jair Rosa Pinto, Rodrigues. Técnico: Ventura Cambon 


int(1)

Aniversário da conquista da Copa Rio pelo Palmeiras vira assunto mais comentado no Twitter