Um dos principais jogadores do Manchester United nos últimos anos, o zagueiro Rio Ferdinand anunciou na manhã desta quarta-feira (15) que irá se aposentar da seleção inglesa. Aos 34 anos de idade, o jogador, que fez sua primeira partida pelo English Team em 1997, em um amistoso contra Camarões, quando tinha apenas 19 anos, disse que a decisão é definitiva.

“Depois de refletir muito, eu decidi que chegou o momento de me aposentar da seleção”, disse o zagueiro. “Com 34 anos, eu sinto que é o momento certo para sair de cena e dar oportunidade aos mais jovens, além de poder me concentrar na minha carreira no clube. O time parece estar em um bom momento e existe uma leva de jogadores jovens e talentosos, o que pode ser um bom sinal para o futuro”, completou Ferdinand.

Com 81 jogos disputados pela seleção inglesa, Ferdinand participou de três Copas do Mundo (1998, 2002 e 2006 – não foi em 2010 por lesão) e só ficou de fora da Eurocopa de 2012 por conta de um polêmico episódio de racismo envolvendo John Terry, zagueiro do Chelsea,  e seu irmão, Anton Ferdinand.

Desde então, o zagueiro, que sofreu com algumas lesões no últimos anos, não conseguiu emplacar uma sequência na seleção da Inglaterra. A vez em que Ferdinand foi convocado pelo técnico Roy Hodgson foi em março deste ano, para as partidas contra San Marino e Montenegro. Porém, com problemas nas costas e sem poder seguir o tratamente especial exigido pelo Manchester na seleção, o zagueiro acabou cortado

“Eu considero que foi uma grande honra e um grande privilégio ter representado meu país em todas as categorias, desde o sub-17. Eu sempre tive muito orgulho de jogar pela Inglaterra. Eu gostaria de desejar ao Roy (Hodgson) e a todo o time o melhor em todas as competições futuras”, afirmou o jogador.

Com contrato vigente com o Manchester United até o meio deste ano, Ferdinand já expressou o seu desejo em continuar no clube. Porém, a recente saída de Alex Ferguson pode fazer com que ele busque novos ares no futebol.

Na última semana, inclusive, chegou a ser especulado na imprensa inglesa um possível interesse do Flamengo em contar com o jogador.

Sem mais artigos