Você arriscaria seu emprego para assistir um jogo da Copa do Mundo? Segundo levantamento realizado pela plataforma de pesquisas online SurveyMonkey, 27% dos profissionais no Brasil buscarão uma maneira de assistir as partidas do Mundial de 2014 no local de trabalho, seja em um desktop ou em dispositivos móveis, mesmo sendo proibido por chefes e funcionários de cargos superiores.

Além de mais de 1/4 dos trabalhadores ouvidos dizerem que farão de tudo pra acompanhar a Copa, 69% dos entrevistados pela pesquisa declararam que não assistirão as partidas nos dias de expediente, caso suas empresas não permitam. Já os outros 5% restantes revelaram que faltarão no emprego ou que tentarão obter um atestado médico que justifique a ausência no serviço.

Torcedores de São Paulo ficaram até o fim do treino do Brasil para acompanhar os jogadores

Outro ponto importante apontado pela pesquisa é sobre os entrevistados que estariam dispostos a encarar algum conflito para acompanhar os jogosda Copa. Apenas 25% dos ouvidos teria coragem de bater de frente contra chefes, amigos ou cônjuges e namorados pelo Mundial de 2014. Na Alemanha e nos Estados Unidos, países que também participarão da Copa e cujas populações também foram consultadas para o estudo, este número é ainda menor: apenas 15% dos alemães e 10% dos norte-americanos.

Quanto à relevância da Copado Mundo abordada pelo levantamento, 78% dos brasileiros consideram importante assistir às partidas da Copa do Mundo, contra 93,2% de torcedores da Alemanha e 50% dos fanáticos dos Estados Unidos.

Quem estará no estádio

Outro dado da pesquisa da SurveyMonkey aponta que 27% dos brasileiros irão ao estádio para assistir a algum dos jogos da Copa do Mundo. Para os que não irão a nenhum estádio, a maioria prefere acompanhar aos jogos com um grupo pequeno de pessoas da família (43,94%), enquanto esta opção na Alemanha e nos Estados Unidos fica em segundo plano (13,40% e 23,23%, respectivamente). Nos dois países, a preferência é assistir às partidas com alguns amigos apenas. Enquanto nos Estados Unidos este índice é de 46%, na Alemanha é ainda maior e atinge os 75%. No Brasil, a taxa fica em 25%.

Pipoca faz mais sucesso que churrasco na Copa? 

De acordo com o levantamento, a pipoca é a opção de comida preferida de quase 27% dos brasileiros durante as partidas, seguida por churrasco (21,77%) e por aperitivos como azeitona, presunto, queijo, salame, canapés, com 14,58%. Para 21,94% dos americanos, pizza é a comida ideal para acompanhar os jogos, seguida de pipoca, 18%), e de frango à passarinho,com 16,7%. Para os alemães, a preferência número um são os salgadinhos industriais, com 50,2%.

Já para beber, quase 44% dos brasileiros preferem cerveja, seguida por refrigerante de cola (23,20%) e por guaraná (12,73%). Na Alemanha e nos Estados Unidos, cerveja é também a bebida mais desejada, sendo apontada como mais relevante por quase 95% dos alemães e por mais de 45% dos americanos.

Segundo a SurveyMonkey, foram ouvidos mais de 2 milhões de pessoas durante as últimas semanas na pesquisa sobre os interesses de brasileiros, norte-americanos e alemães sobre a Copa do Mundo de 2014, que começanesta quinta-feira (12) no Brasil.

Veja na tabela abaixo alguns detalhes extras da pesquisa da SurveyMonkey:


int(1)

Apenas 25% dos torcedores arriscariam seu emprego para assistir à Copa do Mundo