Eleito quatro vezes o melhor jogador do mundo pela Fifa, o argentino Lionel Messi é um colecionador de recordes. O último deles foi conquistado na terça-feira (18), após o gol de pênalti marcado contra o Manchester City, na Inglaterra, durante a vitória do Barcelona por 2 a 0 pela partida de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões. Além de ser o tento de número 66 do camisa 10 na competição europeia, o craque também fez com que a cidade fosse a 21ª a presenciar um gol seu pela maior torneio de clubes do continente.

Além dos dados citados, o gol marcado por Messi contra o City foi o primeiro dele em Manchester e a única vez que ele balançou as redes na Inglaterra como visitante. Jogando a Champions League desde a temporada 2005/06, Messi já disputou oito jogos como visitantes na Inglaterra e nunca tinha marcado na terra da rainha, nem na fase de grupos e nem nas eliminatórias. Vale lembrar que na final da Champions de 2010/11, diante do Manchester United, em Wembley, o campo era neutro e o argentino marcou um na vitória catalã por 3 a 1.

Messi já havia encarado o Chelsea quatro vezes no Stamford Bridge, uma vez o Liverpool em Anfield Road e uma o United, no Old Trafford, todas elas sem marcar gols. Esta semana marcou o primeiro encontro do craque argentino diante do City. A informação é do jornal catalão Mundo Deportivo, que fez um mapa mostrando todas as cidades que o argentino já marcou pela Champions.

Com 34 gols em Barcelona e dois em Madrid, Messi tem em Glasgow, Praga e Donetsk suas cidades “favoritas”, onde marcou três gols em cada uma. Moscou, Minsk e Milão presenciaram dois gols do argentino na Champions League, enquanto que Lisboa, Paris, Lyon, Basileia, Roma, Stuttgart, Leverkusen, Londres, Bremen, Copenhague, Kiev e Atenas viram, ao menos, um gol do camisa 10 do Barça.

Veja na imagem abaixo o mapa de gols de Messi pela Europa feito pelo jornal catalão Mundo Deportivo:

Sem mais artigos