Uma pesquisa realizada pela Fifa sobre a Copa do Mundo da África do Sul conclui que o torneio foi “um sucesso”, já que os cidadãos sul-africanos acreditam que fomentou a união nacional e a auto-estima do país, e os estrangeiros elogiaram os preparativos, as instalações e o ambiente.

A entidade que gerencia o futebol mundial revelou nesta quinta-feira os dados de um estudo que iniciou em dezembro de 2008 entre mil residentes sul-africanos de diferentes locais, com cotas de origem étnica, idade e sexo, e que encerrou após o fim da Copa, para comparar a evolução da opinião pública sobre o torneio.

A pesquisa inclui também a opinião de 1.480 estrangeiros escolhidos aleatoriamente, que foram ouvidos no início e ao final do campeonato.

Entre os sul-africanos, as respostas finais foram melhores que as oferecidas inicialmente, já que, em 2008, 75% consideravam que a Copa ia servir para unir os sul-africanos, enquanto 91% disseram que o país estava mais unido ao final do torneio.

Nove em cada dez sul-africanos acreditam que, após o torneio, seu país tem um sentimento mais forte de auto-estima, enquanto 87% disseram estar mais seguros que nunca da capacidade do país.

Antes do início do Mundial, 66% dos sul-africanos afirmaram que a violência seria um problema para os visitantes, número que reduziu bastante após o fim da Copa, chegando a 27%, enquanto 91% dos moradores afirmaram que sentem orgulho por seu país ter mostrado que os que tinham dúvidas estavam equivocados.

Segundo a pesquisa, 99% dos torcedores estrangeiros que viajaram à África do Sul fizeram uma boa avaliação dos estádios; 98% elogiaram e 84% melhoraram suas opiniões sobre os anfitriões após a Copa.

Quase três quartos dos entrevistados visitaram a África do Sul pela primeira vez, e permaneceram uma média de 12 dias no país, onde também realizaram outras atividades turísticas. Mais de 83% dos estrangeiros ouvidos expressaram seu desejo de voltar à África do Sul, enquanto 94% recomendariam a familiares e amigos uma visita ao país.

Os dados confirmam a previsão feita entre os nativos, já que 93% deles afirmaram antes do torneio que o setor turístico sul-africano ia ser o grande beneficiado pela Copa.

“Estes resultados destacam o que já imaginávamos: que a organização da Copa do Mundo na África do Sul foi um sucesso. Fico feliz em ver como nossa confiança se reflete na opinião pública, como indicam as pesquisas”, disse o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke.


int(1)

Após pesquisa, Fifa afirma que Copa 2010 foi "um sucesso"