Veja fotos da Arena Corinthians, palco da abertura da Copa do Mundo

Arena Corinthians alçancou 76% de suas obras concluídas
Estádio do Corinthians é um dos fortes concorrentes do São Paulo

Estádio que receberá a abertura da Copa do Mundo de 2014, a Arena Corinthians concluiu a colocação do painel de LED localizado na fachada da entrada do setor leste das arquibancadas, chegando a 85% de conclusão das obras. Em visita guiada realizada nesta quarta-feira (07), a equipe do Virgula Esporte acompanhou o andamento dos trabalhos, que têm previsão de conclusão para dezembro deste ano, e registrou alguns detalhes internos e externo do novo estádio.

As últimas placas restantes do telão gigante, de 170 m x 20 m, foram instaladas e o clube já planeja fazer um teste geral no local no dia 1º de setembro, data em que o Corinthians completa 103 anos de existência. Feito pela empresa de iluminação Osram, o painel foi doado ao clube em troca de publicidade. Os primeiros testes testado com imagens de jogos de futebol foram feitos nas últimas semanas.

Com a parte estrutural do estádio finalizada, os 1.550 funcionários que trabalham atualmente no canteiro de obras centralizam os serviços na área de acabamento e também na instação dos 48 mil assentos fixos do estádio – a colocação dos 20 mil assentos temporários será iniciada apenas no início do ano que vem. Divididos em dois turnos, os trabalhadores alternam as funções entre as alas leste, oeste, norte e sul, dividindo-se em conclusão de cobertura, instalação da fachada de vidro – que está sendo colocado um símbolo do Corinthians – e estrutura das arquibancadas adicionais.

Cobertura em fase avançada

Com a cobertura e fachada do prédio leste concluídas, a segunda fase da estrutura, localizada no setor oeste, já começa a ser finalizada. Com 31.500 m², a estrutura que irá cobrir o novo estádio deverá ser finalizada um mês antes de o mesmo ficar pronto, como garantiu Marco Antonio, assessor de imprensa das obras da Arena Corinthians, que acompanhou a reportagem na visita guiada.

“A cobertura deverá ser entregue, totalmente pronta, no início de novembro ou até mesmo no fim de outubro, dependendo do tempo”, afirmou.

Como as peças da estrutura chegam de forma gradativa ao canteiro de obras, não é possível adiantar ainda mais os trabalhos, o que segundo a Odebrecht, construtora responsável, estão dentro do cronograma inicial, assinado em 2010.

Ficha técnica detalhada da Arena Corinthians:

Área do terreno: 198.000 m²
Área construída: 189.000 m²
Fundação profunda com estacas pré-moldadas e estacas raiz: 3.520 unidades
Pilares pré-moldados: 900 unidades
Vigas pré-moldadas: 2.500 unidades
Lajes pré-moldados 900 unidades
Degraus pré-moldados: 4.000 unidades
Estacionamento descoberto: 1.943 vagas
Estacionamento coberto: 990 vagas
Camarotes: 89 unidades
Assentos fixos: 48.000 unidades
Assentos móveis: 20.000 unidades
Sanitários: 502 unidades
Lojas de concessão: 59 unidades
Elevadores: 15 unidades
Escadas rolantes: 10 unidades
Auditório: 1 unidade
Restaurantes/Sport Bar: 4 unidades
Cozinha industrial: 1 unidade
Fachada em pele de vidro (prédio oeste) 8.900 m²
Ar-condicionados: prédios Oeste e Leste
Cobertura metálica: 31.500 m²
Gastos previstos em contrato: R$ 820 milhões

Arena Corinthians alcança 85% de conclusão com painel de LED pronto; veja fotos

Sem mais artigos