A praia de Icaraí, uma das mais famosas de Niterói, assistirá a atuações de praticantes de um dos esportes mais emocionantes do mundo. Nos dias 27 e 28 de setembro, dez saltadores de penhascos encararão o desafio de saltar de uma plataforma com 27 metros de altura montada especialmente para a ocasião. O que para alguns pode soar como uma loucura, na verdade é uma etapa do Red Bull Cliff Diving, competição que pela primeira vez realizará uma etapa no Brasil. Antes de aportar na cidade da região metropolitana do Rio de Janeiro, o evento passou por países como Itália, Dinamarca, Portugal e Estados Unidos, sempre proporcionando aos espectadores momentos de tirar o fôlego.

Cada um dos competidores deverá executar quatro saltos, sendo dois obrigatórios e dois escolhidos a seu próprio critério. Caindo a cerca de 85 km/h, o atleta tem apenas 3 segundos para executar as manobras e ainda se preparar para atingir a água da maneira mais suave possível, com o intuito de impressionar os juízes.

Entre os participantes da etapa em Niterói estarão dois corajosos brasileiros que não se intimidam com a ideia de saltar da altura equivalente a um prédio de nove andares sem nenhum equipamento de proteção. Um desses brazucas valentes é Jucelino Junior, paraense de 30 anos que já participou de duas etapas do Red Bull Cliff Diving. Morando atualmente em Macau, Jucelino faz parte da equipe de Franco Dragone, que produz aqueles que são considerados os maiores espetáculos aquáticos do mundo. O outro brasileiro a saltar será o também paraense José Wilker, que estará estreando na competição.

Sem mais artigos