O Barcelona, que foi campeão espanhol e da Liga dos Campeões, entrará com força no mercado de transferências, e os dirigentes terão à disposição 45 milhões de euros mais o dinheiro arrecadado com a venda de jogadores, informou nesta quarta-feira o vice-presidente de finanças do clube catalão, Javier Faus.

“O Barça fará o possível para dar ao técnico (Josep Guardiola) o que ele pediu. Com os 45 milhões, mais a receita com as vendas, acreditamos que alcançaremos o que a comissão técnica nos solicitou. Mas se a realidade do mercado é inflacionário, pensaremos se podemos fazer um esforço maior”, explicou o dirigente.

Faus concedeu entrevista coletiva para publicar o estado financeiro do clube catalão, que fechará o ano fiscal com perdas de aproximadamente 21 milhões de euro, à espera dos jogadores que possam ser vendidos na próxima abertura da janela de transferência, no próximo dia 1º.

Ainda de acordo com o vice de finanças, o Barça apresentará as contas auditadas em 26 de julho, com um orçamento de 420 milhões, despesas de 441 milhões de euros.

“O dinheiro tem que estar no futebol, que é onde se inicia a locomotiva, mas o problema é que há zero de dinheiro em caixa. O que temos que fazer é reduzir a dívida para teremos dinheiro. Isso passará em breve, em dois ou três anos, e poderemos contratar como fazem outros clubes. Então, seremos o clube do mundo mais solvente financeiramente falando”, previu.

Além disso, Faus lembrou que os clubes europeus estão obrigados pela Uefa, a partir do compromisso adotado pelo fair play financeiro, a mostrarem um saldo trienal positivo.

Por fim, o dirigente destacou que a Liga dos Campeões representou uma boa fonte de renda para o Barcelona, já que representou receita de 62 milhões de euros, com o pagamento de 28 milhões em premiações aos jogadores, que ainda receberam 20 milhões pelo título do Campeonato Espanhol.


int(1)

Barça investirá 45 milhões de euros em contratações para próxima temporada