Thomaz Bellucci, 25º no ranking da ATP, e Ricardo Mello, 88º, serão os dois representantes do tênis brasileiro no torneio de Roland Garros de 2011, ano em que se completa uma década desde o terceiro título de Gustavo Kuerten, maior tenista da história do país, no saibro francês.

Antes, Guga já havia triunfado no segundo Grand Slam da temporada em 1998 e 2000. Apenas o sueco Bjorn Borg (6 títulos), o espanhol Rafael Nadal (5) e o francês Henri Cochet (4) foram campeões mais vezes.

Depois de surpreender ao chegar às semifinais do Masters 1000 de Madri e de decepcionar ao cair na primeira rodada do Masters 1000 de Roma, Bellucci é o cabeça de chave número 23 de Roland Garros e estreará diante do cazaque Andrey Golubev, número 45 do mundo. Já Mello terá pela frente o americano Mardy Fish, décimo melhor na lista da ATP.

Com 23 anos, Bellucci acumula 16 vitórias e 12 derrotas em 2011, ele volta a Paris após ter caído nas oitavas de final no ano passado, quando perdeu para Nadal, detentor do título. Foi a melhor atuação do tenista número um do país, que nas duas edições anteriores havia caído na primeira rodada.

O duelo contra Golubev será o primeiro do brasileiro no circuito profissional da ATP, embora ele já tenha batido o cazaque no qualifying do Masters 1000 de Roma em 2009.

Por sua vez, Mello terá Fish pela frente, um tenista do top ten para o qual já perdeu na atual temporada, nas oitavas de final do torneio de Delray Beach, disputado em quadra dura. No entanto, em 2004, o brasileiro derrotou o americano justamente nas oitavas da mesma competição e conquistou o único título da carreira.

Mello acumula sete vitórias e nove derrotas no ano e recentemente caiu para o esloveno Blaz Kavcic, 85 do mundo, na segunda rodada do saibro de Belgrado, pouco depois de ter sido derrotado nas semifinais do Challenger de Santos.

O adversário do brasileiro não é um especialista no saibro e, em cinco tentativas, nunca passou da segunda rodada em Roland Garros. No entanto, está acostumado a ir longe em Grand Slams, tendo chega às quartas do Aberto da Austrália de 2007 e do US Open de 2008.

O melhor resultado do americano foi chegar às semifinais do Masters 1000 de Miami, em que foi derrotado pelo sérvio Novak Djokovic. A última competição que disputou foi o Masters 1000 de Roma, em que caiu nas oitavas para o croata Marin Cilic.

Se chegar à segunda rodada na França, Bellucci terá pela frente o russo Teymuraz Gabashvili ou o italiano Andreas Seppi, enquanto Mello enfrentará o vencedor do duelo entre o espanhol Daniel Gimeno-Traver e o holandês Robin Haase.




int(1)

Bellucci e Ricardo Mello disputam Roland Garros 10 anos depois do tri de Guga