Thomaz Bellucci derrotou neste domingo Roberto Bautista Agut no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, e decretou o retorno do Brasil para o Grupo Mundial da Copa Davis, com a vitória sobre a Espanha por 3 a 1. No quarto jogo da série válida pela repescagem da competição, o tenista número 1 do país superou o terceiro melhor espanhol e 15º do mundo por 3 sets a 1, com parciais de 6-4, 3-6, 6-3 e 6-2, em duas horas e 59 minutos.

O jogo foi marcado por altos e baixos do número 83 do mundo, principalmente nos dois primeiros sets. Na parcial inicial, por exemplo, Bellucci precisou virar depois de estar perdendo por 4-1, para fechar em 6-4. Depois de maus momentos no segundo set, em que o brasileiro foi derrotado inapelavelmente, depois de um começo muito ruim, Bautista Agut foi quem se perdeu no jogo, e não apresentou reação quando o dono da casa impôs seu melhor tênis.

Bellucci já havia vencido seu jogo contra Pablo Andújar na sexta-feira. No mesmo dia, o próprio Agut havia marcado ponto com vitória sobre Rogério Dutra Silva, o Rogerinho. Ontem, o Brasil voltou a ficar na frente do placar com a vitória de Bruno Soares e Marcelo Melo, nas duplas, sobre David Marrero e Marc López.

A programação indicava a realização de mais um jogo – em três sets -, para cumprir tabela, mas as delegações das duas equipes decidiram pelo cancelamento. A última participação brasileira na elite da competição por equipes aconteceu no ano passado. A derrota para os Estados Unidos e a queda diante da Alemanha na repescagem, colocaram o país de volta na disputa zonal.

Antes de encarar os espanhóis, o Brasil precisou vencer o Equador, para se garantir na disputa de hoje. No ano que vem, a equipe do país tentará voltar a avançar da primeira fase do Grupo Mundial, o que aconteceu pela última vez em 2001, quando Gustavo Kuerten, Fernando Meligeni, Jaime Oncins e Alexandre Simoni passaram do Marrocos e caíram nas quartas de final para a Austrália.


int(1)

Bellucci vence Bautista Agut e recoloca Brasil no Grupo Mundial da Davis