O argentino Carlos Berlocq, número 74 do ranking mundial, conquistou neste domingo (14), aos 30 anos, seu primeiro título de um torneio profissional do World Tour do circuito masculino ao vencer o espanhol Fernando Verdasco na final do ATP 250 de Bastad (Suécia) por 7-5 e 6-1.

Vencedor do único duelo anterior entre ambos, em Auckland, no ano passado (7-5 e 7-6), Berlocq fechou a partida de hoje em uma hora e 37 minutos.

A fragilidade do saque do espanhol e a constância do fundo de quadra do argentino marcaram o confronto. Verdasco, que buscava o sexto título de sua carreira, tinha chegado à final com 27 aces durante a semana, e hoje só conseguiu dois, além de ter cedido 16 break points e perdido seu saque em cinco ocasiões.

O argentino se colocou em uma situação favorável para fechar o primeiro set quando abriu 4-1. Verdasco ainda igualou o placar em 4-4 e salvou cinco set points, mas caiu de produção na reta final, sofreu mais um break e perdeu a parcial.

No segundo set, Berlocq repetiu o 4-1 do primeiro set e se sentiu mais seguro para vencer a partida, precisando de apenas mais dois games e uma quebra.

Derrotado na final de Viña del Mar (Chile) em 2012 por seu compatriota Juan Mónaco, Berlocq faturou um prêmio de 78.300 euros. Ele poderá ainda ampliar essa quantia ainda hoje na final de duplas, que disputará ao lado do espanhol Albert Ramos contra o americano Nicholas Monroe e o alemão Simon Stadler.

Sem mais artigos