A Conmebol sorteou, nesta sexta-feira, os grupos da 53ª edição da Copa Libertadores da América, que será realizada a partir de janeiro de 2012.

A competição, como sempre, contará com clubes de Argentina, Bolivia, Brasil, Chile, Colombia, Ecuador, México, Paraguay, Perú, Uruguay e Venezuela. O Brasil terá seis clubes na competição: Santos, atual campeão, Vasco, vencedor da Copa do Brasil, além dos quatro primeiros colocados do Brasileirão, sendo que Corinthians e Fluminense já estão classificados.

No caso da competição nacional, que acaba no próximo fim de semana, há ainda um fator extra: ela definirá as posições dos clubes nos grupos, já que além do Santos, apenas o campeão brasileiro será cabeça de chave, evitando eventuais confrontos mais complicados. Este, por exemplo, terá como adversários o Deportivo Táchira (VEN), Paraguay 2 e o Cruz Azul (MEX). Já ao vice, está um “presente de grego”. Como Brasil 4, estará no mesmo grupo de Argentina 2, que deve ser o Boca Juniors, que está a um passo de conquistar o Torneo Apertura, Zamora (VEN) e o vencedor do jogo 1 da Pré-Libertadores, entre um clube argentino e um peruano.

A fase preliminar, que matou o clube do Parque São Jorge este ano, terá dois brasileiros. O Brasil 5, pega o terceiro indicado da Bolívia. Brasil 6, o último classificado, terá um colombiano pela frente.

Veja os grupos:

Pré-Libertadores:

Jogo 1: Argentina 5 X Perú 3

Jogo 2: Brasil 5 X Bolivia 3

Jogo 3: Peñarol X Caracas F.C.

Jogo 4: Paraguay 3 X Ecuador 3

Jogo 5: Brasil 6 X Colombia 3

Jogo 6: Tigres (MEX) X Chile 3

Fase de grupos:

Grupo 1: Santos, Peru 1, Bolivia 2, Vencedor Jogo 5

Grupo 2: Paraguay 1, Ecuador 2, Argentina 3, Vencedor Jogo 2

Grupo 3: Bolívar (BOL), Colombia 2, Chile 2, Vencedor Jogo 6

Grupo 4: Argentina 2, Zamora (VEN), Brasil 4, Vencedor Jogo 1

Grupo 5: Nacional (U), Perú 2, Vasco Da Gama (BRA), Vencedor Jogo 4

Grupo 6: Brasil 2, Deportivo Táchira (VEN), Paraguay 2, Cruz Azul (MEX)

Grupo 7: Vélez, Ecuador 1, Defensor Sporting (URU), Chivas (MEX)

Grupo 8: Universidad de Chile, Atlético Nacional, Argentina 4, Vencedor Jogo 3 

Sem mais artigos