O Brasil, com uma grande demonstração de futebol arte, goleou na madrugada deste domingo por 6 a 0 o Uruguai e ficou com o título do Campeonato Sul-Americano Sub-20 do Peru, com o que conseguiu a classificação para os Jogos Olímpicos de Londres em 2012.

Em uma noite inspirada de Lucas e Neymar, o primeiro autor de três gols e o segundo de dois, o Brasil acabou com as esperanças dos uruguaios de venceu o Sul-Americano Sub-20 após 30 anos.

Apersar de um campo em péssimo estado, após uma forte chuva e dois jogos prévios, os brasileiros deram uma grande demonstração de futebol para confirmar que também mantêm o reinado na categoria Sub-20 na América do Sul, que ganharam 11 vezes, sendo as três últimas de 2007, 2009 e agora 2011.

Embora o Brasil tenha pressionado nos primeiros minutos, o time demorou um pouco a se acertar em campo, mas sempre manteve o controle da bola.

Com o Uruguai esperando e mais preocupado em evitar qualquer genialidade dos rivais, o primeiro chute a gol foi de fora da área feito por Danilo.

Mas só depois dos 20 minutos que o Brasil decidiu encaixar melhor seu ataque e começou a assediar o gol de Ichazo, que aos 23 passou o primeiro grande susto com uma finalização de William.

Com o controle total das ações e sempre buscando William e Neymar, o Brasil foi avançando à meta de um Uruguai que no primeiro tempo só teve um chute a gol desviado de Matías Vecino.

Mas no desespero para marcar Neymar, os uruguaios esqueceram do também talentoso Lucas, que aos 40 minutos abriu o placar.

Quando os uruguaios ainda asimilavam o golpe, novamente apareceu Lucas para tomar uma bola no meio de campo e partir para o ataque, marcando seu segundo gol na partida.

Quase imediatamente e para fechar um primeiro tempo fatal, os uruguaios sofreram aos 43 a expulsão de Adrián Luna, que cometeu uma forte falta em Juan.

Mas o Uruguai buscou revidar logo após o começo do segundo tempo, quando Cepelini foi derrubado por Saimon, que foi assinalado pelo árbitro como pênalti e determinou a expulsão do zagueiro brasileiro.

No entanto, no momento de converter a penalidade, Matías Vecino falhou, ao chutar por cima do travessão.

Em seguida, o zagueiro Danilo se projetou em velocidade pelo lado direito e quando ficou de frente com o Ichazo o derrotou com um chute colocado.

Aos 12 minutos do segundo tempo, surgiu a estrela de Neymar para ratificar sua grande participação no torneio disputado no Peru ao vencer com um chute baixo e colocado o goleiro uruguaio, após receber um grande passe de Lucas.

O show do Brasil continuou com outra grande jogada de Lucas que, aos 17, foi parada pela defesa de Ichazo mas o rebote caiu nos pés de Neymar, que não perdoou se confirmando como artilheiro da competição com nove gols.

A cereja do bolo foi colocado aos 41 minutos novamente por Lucas, que voltou a avançar pela direita e bater o indefeso goleiro uruguaio para fechar com chaves de ouro sua excelente atuação.

O Brasil ganhou o Sub-20 com 12 pontos, dois a mais que o Uruguai, que o acompanhará aos Jogos Olímpicos, enquanto na terceira posição ficou a Argentina, com nove, e na quarta o Equador, com oito.

Estas quatro seleções participarão do Mundial Sub-20 que será realizado na Colômbia entre julho e agosto próximos.

Sem mais artigos