Foi realizado na manhã deste sábado, no Centro de Convenções do Anhembi, o sorteio oficial da Copa das Confederações de 2013. E como já era de se imaginar, o Brasil acabou no grupo mais difícil e terá como adversários a Itália, México e Japão, seleção que fará a estreia contra o time de Felipão no Estádio Nacional de Brasília, dia 15 de junho, às 16h.

Já o Grupo B ficou definido com Espanha, cabeça de chave, Uruguai, Taiti e o representante africano que será conhecido após a Copa Afrina de Nações do ano que vem.

O evento teve início pontualmente às 11h40 e a abertura foi feita pelo presidente da Fifa Joseph Blatter, que falou sobre a essencia do futebol e da importância de uma competição como essa.

“O futebol é mais que um jogo, o futebol no seu aspecto social é educação via disciplina, respeito e fair play. É emoção, esperança. Podem se imaginar que hoje em dia jogasse futebol na Síria, no Afeganistão, Palestina e principalmente onde as pessoas precisam de energias positivas”, disse. “A Copa do Mundo da Fifa é um projeto de solidariedade. É um projeto de solidariedade do Brasil, pois o Brasil foi o país escolhido para este evento. E um pouco menor é a Copa das Confederações, mas tem a mesma representatividade, por contar com doze títulos mundiais juntos”, completou.

Logo em seguida o presidente da CBF, José Maria Marin tomou a palavra e deu boas vindas ao evento que acontecerá em 2013. “Chegou o momento. Em alguns minutos saberemos onde e quando os campeões de cada continente irão se encontrar em nosso país, em 2013, na Copa das Confederações”, resumiu.

E por fim, a presidente do Brasil, Dilma Roussef, fechou o discursso dos políticos prometendo sediar a maior e mais empolgante Copa das Confederações e também Copa do Mundo de todos os tempos.

“Iniciamos hoje a contegem regressiva para a Copa das Confederações que o Brasil terá a honra de sediar pela primeira vez. Todos nós estão cientes que teremos uma dupla responsabilidade nesse torneio. A primeira é apresentar um futebol bonito nos gramados, que honre a seleção brasileira, penta campeã mundial. E a segunda é fazer o maior e melhor evento esportivo de todo os tempos. Vamos fazer da Copa de 2014 a mais animada e organizada de todos os tempos”, disse.

Após a parte formar, Jerome Valcke, secretário geral da Fifa, a Modelo Adriana Lima e o Chef Alex Atala, tomaram o palco e sortearam os grupos da Copa das Confederações.

Brasil, após a estreia contra o Japão, pegará o México em Fortaleza, no dia 19 de junho, e termina a fase de grupos contra a Itália, em Salvador, no dia 23.

Veja abaixo como ficaram os dois grupos da Copa das Confederações: 

Grupo A

Brasil
Japão
México
Itália
 

Grupo B

Espanha
Taiti
Uruguai
Africano 

Sem mais artigos