Um dia após derrotar os Estados Unidos por 3 a 1 pelo grupo A da Liga Mundial, a seleção brasileira masculina de vôlei voltou a vencer os americanos no ginásio do Maracanãzinho, desta vez por 3 sets a 0 (25-21, 26-24 e 25-23), neste domingo, e garantiu a melhor campanha da primeira fase do torneio.

O Brasil terá como próximo desafio a fase final da Liga, disputada em Mar del Plata, na Argentina, a partir de quarta-feira, quando estreará contra a Rússia e, dois dias depois, vai encarar o Canadá. A outra chave da fase final da Liga é composta pela seleção da casa, além de Bulgária e Itália.

Com o resultado de hoje, os vice-campeões olímpicos, que buscam o décimo título da Liga, chegaram a 25 pontos no grupo A, com uma campanha de vitórias em dez partidas, e uma vantagem de seis pontos sobre a vice-líder Bulgária.

O técnico Bernardinho aproveitou o duelo de hoje, que não valia vaga – pois o Brasil já tinha se classificado e eliminado os Estados Unidos da próxima fase -, para definir a equipe com a qual disputará a reta final da competição, já que poderá viajar apenas com 14 jogadores dos 17 com os quais vem trabalhando.

Além de Wallace, William Arjona e Thiago Alves, os quais já tinha escalado na partida de ontem, o técnico observou hoje principalmente Lipe e Mauricio, que tiveram boas atuações.

Muito mais seguro do que no duelo de sábado, o Brasil dominou os EUA desde o começo, e no primeiro set ficou à frente no placar durante praticamente todo o tempo.

A entrada de Lipe, que marcou três pontos em ataques na primeira parcial, mostrou uma seleção brasileira diferente e uma das variantes que Bernardinho poderá usar em Mar del Plata.

Além de um maior domínio e do forte apoio da torcida no Rio de Janeiro, o Brasil aproveitou os vários erros dos Estados Unidos para fechar o set inicial com uma diferença de quatro pontos (25-21).

A seleção americana mostrou maior resistência no set seguinte e chegou a abrir cinco pontos (18-13), mas após um tempo técnico solicitado por Bernardinho, os brasileiros reagiram; igualaram rapidamente o marcador (20-20) e protagonizaram uma grande virada (26-24). O principal protagonista da reação foi Lucão, com dois aces e dois pontos em ataques.

O terceiro set foi mais disputado, e os Estados Unidos chegaram a dar um susto ao abrir uma vantagem de três pontos (22-19). Porém, com um ótimo trabalho de Lipe, Wallace e William, o Brasil voltou a virar e a vencer com dois pontos de diferença (25-23).

Wallace, com 14 pontos (3 em aces), e Lipe, com 10, foram os maiores pontuadores do Brasil na partida, por isso foram premiados com o anúncio de Bernardinho de que foram incluídos na lista da delegação que viajará nesta noite à Argentina.

Ficha Técnica:


Brasil. titulares:
Wallace, William Arjona, Thiago Alves, Lipe, Mauricio, Lucão e Mário Jr (líbero). entraram: Renan e Rapha. Técnico: Bernardinho.


Estados Unidos. titulares:
Matthew Anderson , David Lee, Paul Lotman, Kawika Shoji, Carson Clark, Maxwell Holt e Erik Shoji (líbero). entraram: Kyle Caldwell, Garrett Muagututia e David Smith. Técnico: John Speraw.

Árbitros: Piotr Dudek (POL) e Avelino Azevedo (POR).

Ginásio: Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. 


int(1)

Brasil volta a vencer EUA e fecha 1ª fase da Liga Mundial com melhor campanha