A Polícia britânica prendeu um homem nesta quarta-feira por ter escrito comentários racistas na conta do Twitter do Newcastle, enquanto o clube fechava a contratação do atacante senegalês Papiss Demba Cissé.

Peter Copeland, de 29 anos, foi detido pelo suposto delito de discriminação racial. O comentário foi feito na terça-feira e fazia referência ao número de jogadores negros no elenco do Newcastle.

Copeland, que nasceu em Durham, localidade próxima a Newcastle, no norte da Inglaterra, deverá comparecer no próximo dia 6 de fevereiro diante de um tribunal.

A Polícia começou a investigação na terça-feira à noite após receber muitas queixas de torcedores sobre comentários racistas, o que demonstra a sensibilidade da sociedade britânica com relação a esse comportamento.

Faltando aproximadamente seis meses para os Jogos Olímpicos de Londres e após os últimos casos de discriminação racial no futebol inglês, as autoridades britânicas e do mundo do esporte adotaram um nível de tolerância zero com atitudes e comportamentos racistas.

Foi criada também uma comissão parlamentar que irá analisar e estudar todos os incidentes deste tipo, como os que ocorreram com o atacante uruguaio Luis Suárez, do Liverpool, suspenso por oito jogos por insultos racistas contra o francês Patrice Evra, do Manchester United.


int(1)

Britânico é preso por postar comentários racistas no Twitter do Newcastle