O remodelado Campeonato Argentino começa nesta sexta-feira com a disputa do Torneio Inicial, antes conhecido como Apertura, tendo como maior destaque o retorno do River Plate que disputou a segunda divisão na última temporada.
Uma das novidades desta edição da competição é que agora só haverá um campeão por temporada, com o campeão do Inicial enfrentando o vencedor do Final. Até o último Campeonato Argentino, eram dois campeões, com o Apertura e o Clausura tendo status de título nacional.
O River, maior vencedor da primeira divisão Argentina, estreia contra o Belgrano de Córdoba, justamente o time responsável pelo seu único rebaixamento da história nas partidas da Promoção, repescagem envolvendo uma equipe da segunda e outra da primeira divisão, no fim da temporada.
O histórico rival dos ‘Millionarios’, Boca Juniors, recebe o Quilmes, que também subiu de divisão nesta temporada, enquanto o campeão do último Clausura, Arsenal, abre a primeira rodada contra o Unión de Santa Fé, em casa, nesta sexta-feira.
Durante o recesso foi grande o número de contratações, quase todas envolvendo a transferência de jogadores locais. O mercado ficou enfraquecido, principalmente pelas restrições governamentais às transações com moeda estrangeira.
Entre as contratações de destaque estão a do meia Mauro Camoranesi – campeão com a Itália na Copa do Mundo de 2006 – pelo Racing, após breve passagem pelo Lanús, e a do volante colombiano Fabian Vargas – oito vezes campeão argentino com o Boca Juniors – pelo Independiente de Avellaneda, após um temporada no futebol grego.
O maior investimento foi feito pelo Newell’s Old Boys que repatriou o meia Maxi Rodríguez, que estava no Liverpool.
O recesso ficou marcado pela ‘Novela Riquelme’, afastado do Boca Juniors, e que aos 34 anos pode ficar inativo durante seis meses e negociar sua desvinculação definitiva da equipe.
No clube ainda se crê que Riquelme vai encerrar a carreira com a camisa azul e amarela, por isso os dirigentes decidiram não rescindir seu contrato, mas suspendê-lo até o fim deste ano.
Além disso, os ‘Xeneizes’ terão que superar o cansaço no começo da temporada. Devido a problemas de organização, a equipe retornou à Argentina nas primeiras horas desta quinta-feira, dois dias depois do previsto, após pré-temporada na Colômbia e na Venezuela.
Se muita coisa mudou no Campeonato Argentino, uma segue igual: o Promedio. A competição segue contabilizando a média dos clubes nas últimas três temporadas para definir as equipes rebaixadas, que neste ano serão três últimas do Promedio, com o fim da Promoção.

Programação da primeira rodada do Torneio Inicial do Campeonato Argentino:

Sexta-feira (03/08):

Arsenal x Unión.
Vélez Sarsfield x Argentinos Juniors.

Sábado (04/08):.

Colón x Lanús.
Newell’s Old Boys x Independiente.
Quilmes x Boca Juniors.
Racing x Atlético Rafaela.

Domingo (05/08):.

Godoy Cruz x All Boys.
San Lorenzo x San Martín.
River Plate x Belgrano.
Segunda-feira (06/08):.
Tigre x Estudiantes.


int(1)

Campeonato Argentino começa amanhã com novidades e retorno do River Plate