A Federação Uruguai de Basquete (FUBB) anunciou neste sábado (15) a suspensão do campeonato nacional da modalidade a partir de segunda-feira depois que dois jovens ficaram feridos ao serem baleados na saída do jogo entre Cordón e Welcome, na noite da última sexta.

Segundo a federação, os jogos marcadores para este fim de semana serão disputados normalmente, mas a partir de segunda o torneio permanecerá paralisado até que sejam esclarecidos os fatos e que sejam determinadas punições aos envolvidos.

A confusão ocorreu após a vitória do Cordón por 80 a 73, em uma partida entre duas equipes tradicionais do basquete do Uruguai. Enquanto os torcedores saíam do estádio, iniciou-se um confronto a pedradas entre grupos de cerca de 30 torcedores.

Segundo o relato das testemunhas, no meio da briga foram ouvidos nove disparos de bala procedentes do espaço reservado à torcida do Cordón. Dois jovens ficaram feridos, um com um tiro no peito e outro em um dos braços. Ambos foram internados em um hospital e se encontram fora de perigo.

Em 2009, o basquete uruguaio ficou marcado pela morte de dois jovens de 17 e 15 anos, um por disparo de bala e outro apunhalado, após a disputa de um jogo da segunda divisão entre Nacional e 25 de Mayo, na pior tragédia sofrida pelo esporte no país.

Sem mais artigos