O fogo sagrado dos Jogos de Londres já está tomando conta das ruas do Reino Unido, aumentando o espírito olímpico graças à presença de pessoas famosas, mas também através do uso de cavalos e até de elefantes no transporte da tocha pela cidade.

Embora não fosse esperado um grande envolvimento dos britânicos com a passagem da chama, a chega da tocha unida ao sol e ao calor fez com que a população fosse às ruas em bom número celebrar sua passagem.

A recepção contou nos últimos dias com a participação de atletas como os jogadores Didier Drogba, do Chelsea, herói da final da última Liga dos Campeões, e David Beckham, entre outras estrelas do esporte. O iatista britânico Ben Ainslie, primeiro a carregar a tocha no Reino Unido, e os integrantes do grupo de rock Muse são alguns dos que também não quiseram perder a oportunidade.

Um exemplo claro do entusiasmo ficou evidenciado na última quarta-feira, quando milhares de pessoas esperaram a tocha no hipódromo de Cheltenham, tremulando suas bandeiras britânicas até que a neta da rainha Elizabeth II, a amazona Zara Phillips, entrasse montando seu cavalo, Toytown, sendo a última a portar a tocha em seu quinto dia de percurso.

A maior exaltação do espírito olímpico se viu nesta quinta-feira em um espetáculo quase circense, em que dois elefantes de um zoológico local carregaram a bandeira do Reino Unido na passagem do trem em que a chama era carregada.

Pessoas de todas as gerações foram ver a tocha que percorrerá cerca de 13 mil quilômetros em todo o Reino Unido e ainda na capital da Irlanda, Dublin.

A presença do fogo sagrado é um acontecimento para a maioria das pequenas localidades por onde passa, que enchem as ruas com milhares de bandeirinhas para apoiar os carregadores da tocha, enquanto são filmados pelas câmaras de televisão.

O interesse é tão grande que a rede de TV “BBC” reservou um canal exclusivamente dedicado ao acompanhamento da chama até sua chegada ao Estádio Olímpico de Londres, no dia 27 de julho.

Além disso, há quem tire proveito econômico de sua participação no evento, e três das pessoas que participaram do revezamento estão leiloando suas tochas no eBay. As relíquias estão custando até 150 mil libras (R$ 476.550).

Cada uma das 8 mil pessoas que fizeram ou ainda farão parte do revezamento tem a possibilidade de ficar com a tocha com a qual correm cerca de 300 metros se pagarem a quantia de 199 libras (R$ 632,4).

Outros dos objetos comemorativos da passagem da chama olímpica, como os uniformes brancos com o emblema de Londres-2012 que os atletas vestem ou as latas de Coca-Cola da edição limitada que são oferecidas durante o revezamento também se encontraram à venda na internet para colecionadores.

Em seu terceiro dia de percurso, a chama se apagou devido a um problema com a tocha, mas, após segundos de incerteza, conseguiu ser reposta para para continuar sem problemas em seu caminho até Londres.


int(1)

Celebridades, cavalos e elefantes ajudam a promover espírito olímpico

Sair da versão mobile