Os 15 ex-jogadores ainda vivos que defenderam a seleção chilena que, jogando em casa, conquistou o terceiro lugar na Copa do Mundo de 1962, foram homenageados nesta quarta-feira pelas autoridades no Palácio de Governo.

O presidente Sebastián Piñera recebeu os ex-atletas junto à prefeita de Santiago, Cecilia Pérez, o subsecretário de Esportes, Gabriel Ruiz Tagle, e o presidente da Associação Nacional de Futebol Profissional (ANFP), Sergio Jadue.

“Os jogadores são um exemplo que eu espero que inspire, não somente em âmbito esportivo, nosso país em todos os desafios que vamos ter de enfrentar daqui para frente”, declarou Piñera durante o evento.

“A vida é um conjunto de desafios, e eu acho que a seleção de 1962 nos mostra, com uma força e com uma eloquência gigante, qual é o caminho que temos que seguir. Eles nos passam valores como a unidade, a coragem, a fé, e se entregar sempre, o tempo todo, e em toda circunstância, dar o melhor de nós mesmos e não poupar nenhum esforço para atingir nossas metas”, completou o presidente do Chile.

Piñera recordou também os outros sete jogadores que também disputaram a Copa de 1962, disputada de 30 de maio a 17 de junho daquele ano em território chileno, e já morreram.

“Quero lembrar aos que não estão conosco, não estão fisicamente, mas estão em nossas memórias, e muito especialmente aquele foi o inspirador dessa grande equipe humana, que foi Don Fernando Riera”, acrescentou o líder se referindo ao técnico da seleção chilena na época.

O capitão da seleção chilena de 1962, Sergio Navarro, foi quem tomou a palavra e disse: “as novas gerações devem superar o que nós fizemos”.

O atual treinador da seleção chilena, o argentino Claudio Borghi, também discursou para os ex-jogadores e se disse feliz por eles estarem sendo homenageados ainda em vida.

“São velhos, e o digo com todo respeito e com muito carinho, que sempre vêm nos visitar no Complexo Pinto Durán, onde a seleção chilena treina”, declarou Borghi.

Os 15 chilenos que disputaram o Mundial de 1962, ano em que o Brasil foi campeão pela segunda vez na história, continuarão recebendo homenagens nos próximos dias.

Sem mais artigos