O Bristol City, da terceira divisão inglesa, prevê a instalação de arquibancadas com assentos móveis em seu estádio, o que o tornaria o primeiro clube do Reino Unido a adotar o sistema, tradicional na Alemanha.

A Federação Inglesa de Futebol (FA) se comprometeu a apoiar o projeto perante o Governo britânico para que no estádio Ashton Gate, em Bristol, possa haver, dependendo das circunstâncias, “áreas seguras com torcedores de pé”.

O sistema permite que os assentos sejam levantados e travados, de modo a serem criados setores para torcedores de pé mais seguros que os de arquibancadas abertas, nos quais o movimento dos torcedores é mais imprevisível.

Desde a tragédia do Estádio Hillsborough, em 1989, em que 96 torcedores morreram num desabamento, a legislação no Reino Unido permite espectadores de pé apenas a partir da terceira divisão. Na primeira e na segunda, todos devem permanecer sentados.

Vários clubes ingleses vêm tentando há algumas temporadas convencer as autoridades a aprovarem um sistema de assentos móveis como os presentes na Alemanha, na Suécia e na Áustria, entre outros países.

Estádios como o do Borussia de Dortmund, com capacidade para 80 mil pessoas, já usam os assentos móveis, que permanecem em posição normal nas competições internacionais e são retraídos apenas em partidas dos torneios locais e em amistosos.

Sem mais artigos